Como criar hábitos? Descubra o passo a passo

janeiro 13, 2022

Quantas vezes você já tentou inserir um novo hábito na rotina e acabou largando a ideia de lado logo nos primeiros dias? Pois é, aprender como criar hábitos pode ser uma tarefa difícil. Mas não é nenhuma missão impossível!

No livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, são apresentados dados de um estudo realizado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que mostram que nossos hábitos funcionam baseados em loops neurológicos formados por três fatores:

  • gatilho: a motivação para realizar determinada ação;
  • rotina: a ação praticada de forma contínua em busca de uma recompensa;
  • recompensa: o resultado esperado pelo cérebro por praticar a ação.

Se você quer aprender como usar estes fatores a seu favor para desenvolver bons hábitos, continue a leitura! No blog de hoje, vamos aprender tudo sobre como criar hábitos e desenvolver uma rotina mais saudável! 

Aprenda agora como criar hábitos para uma vida mais saudável

Não dá pra negar: a nossa rotina é repleta de hábitos. Ainda assim, dificilmente conseguimos identificar quando eles surgiram na nossa vida ou o que fizemos para que eles ocupassem este espaço.

E, por não conseguirmos fazer esta identificação, também é difícil criar uma metodologia para realizar este processo de maneira consciente.

Por isso, eu separei aqui algumas dicas que eu uso e que tenho certeza que vão te ajudar a transformar a sua rotina e a aprender, de uma vez por todas, como criar e modificar hábitos. Já separa o papel e a caneta para anotar!

1. Autoconhecimento em primeiro lugar

Você já deve ter ouvido por aí a expressão “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”, certo? Pois, eu acrescento e digo que, provavelmente, este é o grande motivo pelo qual as pessoas têm dificuldade em aprender como criar hábitos: elas não sabem exatamente o que querem e o porquê querem.

O autoconhecimento é a base para a mudança. Isto porque, antes de começar a buscar novos hábitos, é necessário entender a nossa realidade. Para isso, devemos sempre nos perguntar

  • quem somos? 
  • em que ponto estamos? 
  • onde queremos chegar?  
  • o que somos capazes de fazer para alcançar este objetivo?

Além disso, é importante entender porque você deseja criar este novo hábito. Ele é realmente importante dentro dos seus valores? Você está buscando copiar ou agradar a outras pessoas ou é genuíno? Definir estes pontos pode ser o diferencial entre uma ação isolada e um novo hábito. 

2. Comece com um hábito incrivelmente pequeno

Outro grande motivo que escuto de pessoas que não conseguem aprender como criar hábitos é a falta de motivação. Muitas vezes, as pessoas se queixam por não terem força de vontade para começar uma grande mudança.

A boa notícia é que a solução para este desafio pode ser mais simples do que parece: basta começar por uma mudança bem pequena

Se a sua dificuldade for criar um hábito de leitura, por exemplo, resolva este problema se propondo a ler 5 minutos por dia ao invés de uma hora. Assim, você não vai precisar de uma grande motivação para cumprir a meta proposta. Beirar o “ridículo” é algo que funciona bem com a nossa mente e pode te levar a ação mais facilmente. Afinal, não é possível que você não consiga trocar 5 minutinhos do seu celular por um livro, não é mesmo? Tornar o processo incrivelmente simples de realizar é um segredo simples e muito eficiente.

3. Aumente seu hábito de forma gradual

Assim como você começou com uma pequena ação, se organize para continuar o processo também com pequenas atividades diárias. Se começou a ler por 5 minutos por dia, tente aumentar para 10 na próxima semana e assim por diante.

Não tenha medo de estar perdendo tempo! O processo de como criar e modificar hábitos é lento e gradativo. Mas, durante a jornada, a sua motivação e força de vontade vão aumentar na mesma proporção da sua mudança.

4. Conforme você vai construindo, divida os hábitos em pedaços

Dando passos pequenos, porém diários, você conseguirá ver um grande resultado em pouco tempo. Mas, para manter o foco na meta principal é preciso tornar a mudança o mais simples possível. 

Por isso, ao invés de chegar a uma hora consecutiva de leitura, como no nosso exemplo, tente dividir este momento em dois períodos de 30 minutos por dia. Dessa forma, esta ação não vai representar um grande esforço. Já que será dividida em pequenas ações com as quais você já estará adaptado.

5. Se você desviar do foco, volte ao plano rapidamente

Está aqui um erro muito cometido por quem busca aprender como criar hábitos alimentares saudáveis: se não cumpriu a dieta na quinta-feira, só volta na próxima segunda.

A verdade é que não precisa — e nem deve — ser assim. O segredo para desenvolver novos hábitos não é nunca falhar. Mas voltar aos trilhos o mais rápido possível depois de qualquer falha.

E, a melhor forma para fazer isso, é estar preparado para tudo que pode te atrapalhar durante o processo. Que tipos de imprevistos costumam te impedir de manter determinado hábito com frequência? Mapeie todos os riscos e tenha respostas rápidas para o caso deles acontecerem.

Lembre-se que você não precisa ser perfeito. Basta aprender com o erro para não cometê-lo mais de uma vez!

6. Seja paciente: mantenha um ritmo que você possa sustentar

Não tenha pressa, você não está em uma competição consigo mesmo! Não existe uma cota mínima ou máxima para novos hábitos. A medida correta é aquela que você consegue sustentar a longo prazo!

Dessa forma, não se compare e não tente usar a régua de outra pessoa para medir a sua evolução. Respeite o seu tempo e o seu equilíbrio entre este objetivo e as outras tarefas do seu dia.

Novos hábitos precisam ser simples e fáceis, principalmente no início. Portanto, seja paciente com o seu processo

7. Compartilhe suas conquistas

Ter uma resposta positiva sobre as nossas ações é um dos maiores incentivos que o nosso cérebro pode receber para nos motivar a repetí-las. Por isso, compartilhar suas pequenas vitórias diárias rumo a novos hábitos é fundamental.

Você não precisa compartilhar com todos os seus seguidores nas redes sociais, se não quiser. Mas é importante escolher ao menos uma pessoa próxima e que realmente possa vibrar com as suas conquistas para te apoiar neste processo.

Além disso, você também pode compartilhar com esta pessoa como tem organizado a sua administração de tempo para praticar este novo hábito. Assim, ela poderá ajudar a cobrar o seu comprometimento com este objetivo.

Mas, afinal de contas, como um hábito é criado?

De maneira geral, os hábitos são formados a partir da repetição de determinada ação. Esta é uma reação natural do nosso corpo para que o cérebro não se sobrecarregue tanto a todo tempo para aprender novas coisas.

Dessa forma, ele identifica padrões no nosso comportamento e começa a realizar estas ações com menos julgamento. Ou seja, ficamos no “modo automático”, realizando tarefas quase que de maneira inconsciente.

Por isso, quanto mais repetimos uma ação, mais ela fica gravada na nossa memória como um hábito. 

Este também é o motivo pelo qual é tão difícil aprender como criar hábitos. Isto acontece porque toda vez que tentamos fazer algo novo, nosso cérebro precisa sair da zona de conforto e se forçar a aprender a realizar aquela nova ação. E a verdade é que ele gosta de economizar energia fazendo o que já é conhecido para ele (os hábitos antigos).

Quanto tempo é necessário para criar um hábito?

Prazos são um assunto polêmico quando falamos sobre a criação de novos hábitos. Alguns especialistas afirmam que 21 dias são o suficiente para estabelecer um novo hábito dentro da rotina. Já outros, dizem que são necessários 66.

Se você quer saber a minha opinião, a resposta é que: depende! Isso mesmo, depende! Depende do tipo de hábito, do quão familiarizado você está com a atividade, do contexto da sua rotina, do seu organismo e de outras infinitas possibilidades.

Se você já tinha o hábito de dormir cedo e, por algum motivo, passou a dormir tarde durante um determinado período, criar o hábito de ir para a cama mais cedo será muito mais rápido para você do que para quem sempre dormiu tarde da madrugada, por exemplo.

Isto porque o seu cérebro já tem uma lembrança sobre esta ação. Assim, ele não precisa aprender tudo começando do zero.

Por isso, o tempo necessário para aprender como criar hábitos pode ser muito variável. E, quase sempre, vai estar relacionado às suas experiências individuais e como o seu próprio corpo reage ao hábito que está sendo criado e, por fim, como você está se motivando com o desenvolvimento dele.

Aposte no Habit Tracker como ferramenta de organização

O habit tracker é um modelo simples e eficiente para acompanhar o quanto você tem conseguido cumprir ou não com os novos hábitos no seu dia a dia. Sua tradução para o português é bem simples: acompanhamento de hábitos.

Ele é visualmente parecido com um calendário. Porém, todos os dias você deve marcar aquilo que cumpriu e o que não rolou dentro do que estava previsto nas suas metas. Dessa forma, vai ser possível acompanhar o seu desenvolvimento e também identificar os pontos que precisam de mais atenção.

Eu acredito tanto no potencial desta ferramenta para a gestão da produtividade que a inseri na minha metodologia na Organização Sincera e também no meu Planner. Assim, vocês vão poder manter o controle de hábitos sempre o mais perto possível!

E aí, está pronto para aprender como criar hábitos saudáveis? Então, clique aqui para conhecer e garantir o Planner2022 Organização Sincera, criado para você se planejar da forma mais prática, eficiente e, claro, produtiva!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

Uma resposta em “Como criar hábitos? Descubra o passo a passo”

Os comentários estão desativados.

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?