Como fazer um bom investimento de tempo, dinheiro e energia?

agosto 24, 2022

Você já deve ter notado que alguns dos principais elementos que impactam diretamente na qualidade de vida são tempo, dinheiro e energia. Caso esses três recursos não estejam em harmonia, certamente você sentirá as consequências, seja na vida pessoal ou profissional.

Pensando nisso, preparei para você esse artigo com dicas e reflexões que buscam te ajudar na busca pelo equilíbrio e na promoção de  uma melhor gestão de tempo e produtividade. Confira a seguir e boa leitura!

Investimento de tempo, dinheiro e energia

Tempo, dinheiro e energia estão estritamente ligados e sem um você dificilmente consegue alcançar o outro. Na busca por mais dinheiro, as pessoas comprometem grande parte do seu dia trabalhando. 

Isso as tornam mais cansadas e reduz a energia necessária para a produtividade ideal, o que também reduz os resultados. Aqui a gente entra no difícil paradoxo que as pessoas estão custando a entender: trabalhar mais não é necessariamente sinônimo de ser mais produtivo ou de ganhar mais dinheiro.

A falta de apenas um desses itens pode impactar diretamente nos outros, portanto, o ideal é que você busque sempre mantê-los em alta, além de conciliá-los. 

Isso parece uma missão impossível? Saiba que a gestão do tempo é uma das principais chaves para resolver esse enigma, assim como, investir em organização e planejamento. Entenda melhor no tópico seguinte.

Utilize seus recursos mais importantes de forma estratégica

O que você precisa entender é que:

  1. nem tudo que fazemos gera o mesmo impacto, ou seja, existem atividades que geram melhores resultados que outras;
  2. estar ocupado não significa ser produtivo;
  3. se você não estiver bem, você não conseguirá fazer boas escolhas, portanto, não gerará bons resultados.

Se isso ficou claro pra você, você já entendeu que agir de qualquer forma não significa gerar bons resultados. Isso quer dizer que antes de agir. é preciso trabalhar na administração do tempo e produtividade.para utilizar seus recursos de forma estratégica e assim gerar mais impactos.

Assim, traçar metas e objetivos, a curto e longo prazos, são as primeiras definições para elaborar uma estratégia. Os objetivos são os direcionadores, onde enxergamos o que queremos e como queremos. As metas tornam os objetivos mais palpáveis e direcionam as ações de forma mais específica. 

Nesse sentido, vale contar com ferramentas que auxiliam nessa trajetória, desde ferramentas para gestão de projetos a planners e agendas, aliás, sem dúvida, a tecnologia pode ser um excelente aliado! 

Portanto, reflita quais são as suas prioridades nesse momento! O que significa sucesso para você? Gerencie todos os recursos de modo que atenda às suas principais aspirações.

Como investir melhor seu tempo? 

Certamente, em algum momento da sua vida, você já desejou que o dia tivesse 36 horas. Quando estamos sobrecarregados é comum a sensação de que falta tempo para realizarmos as tarefas e tudo que queremos. A situação fica ainda mais problemática quando o prazo disponível não é o suficiente para produzir e gerar dinheiro.

Sabe quando falamos sobre investimentos financeiros e queremos que o dinheiro se multiplique a partir dele mesmo? Investir melhor em seus horários, nesse mesmo sentido, significa se dedicar a ações que permitam que você use o seu tempo para gerar mais tempo. 

Se você está se perguntando como fazer isso, a resposta é simples: organização. A dica de milhões aqui é – preste bem atenção – ao investir em organização de forma estratégica, você passa a ganhar mais tempo, uma vez que, não haverá desperdício ou mau uso dele.

Quer um exemplo? Segundo Brian Tracy em sua obra Eat that frog, apenas 1 minuto gasto com planejamento, economiza até 10 minutos na execução da tarefa. Imagina quanto tempo extra você ganha ao fazer um planejamento semanal? Pesquisas mostram que se ganha ao menos 1 hora por dia útil.

Use o tempo para gerar dinheiro de forma eficiente

Assim como vale a pena apostar na gestão de rotina, também vale a pena considerar formas de investimentos financeiros no sentido de maximizar os ganhos mesmo com uma disponibilidade limitada.

Uma dessas formas é proceder periodicamente com certas quantias em aplicações financeiras, como fundos de investimentos ou bolsa de valores. Especialistas no assunto e consultores, costumam expressar que, basicamente, o tempo é o segredo dos investimentos

Ou seja, um aporte mensal pequeno mas contínuo, gera resultados incríveis ao longo de muitos anos. A explicação é simples: o rendimento mensal será sempre em relação ao montante total, que aumenta mensalmente – não somente pelo aporte – mas pelo próprio lucro gerado. 

Essa ação faz com que o dinheiro trabalhe por você e gere ainda mais renda em função dos juros compostos gerados.

Outra ideia é fazer melhor uso do seu tempo no sentido de adquirir outras fontes de renda. Organize sua rotina e procure por iniciativas que complementam a renda

Você pode  desempenhar outros trabalhos como especialista do assunto que você domina como consultor temporário ou freelancer,ou mesmo criar algum tipo de renda a partir de hobbies e outras atividades do seu interesse. Aqui vale abusar da criatividade!

Como se estruturar financeiramente? 

A saúde financeira é um dos principais elementos que impactam na saúde mental e no desempenho das pessoas. Quando não se tem dinheiro o suficiente, o estresse, o nível de alerta e o desespero consomem grande quantidade de energia e acabam prejudicando os ganhos futuros.

Contudo, essa tarefa não precisa ser tão difícil ou desafiadora. Para realizá-la, é preciso investir em 3 pontos-chave:

  1. Organização financeira
  2. Equilíbrio de gastos com a sua realidade para gerar economia
  3. Investimentos

Primeiro, separe um tempo (e busque ajuda de profissionais sempre que possível) para organizar sua vida financeira. Isso inclui fazer um acompanhamento (fluxo de caixa), entender melhor suas despesas, retirar desperdícios, traçar metas de economia e fazer bons investimentos.

Para que essa organização seja eficiente, separe um dia da semana para fazer sua organização financeira, outro para investimentos e assim por diante, do modo que faça mais sentido para a sua realidade. Crie e mantenha uma rotina para acompanhar suas finanças e implemente ações que vão ao encontro das suas metas.

A partir do momento que conseguimos visualizar a nossa vida a longo prazo e somos sinceros e estratégicos, fica muito mais fácil alcançar nossos objetivos.

Por que precisamos cuidar da nossa energia?

Paralelamente ao fato de que planejamento e organização são estratégias valiosas para a gestão do tempo e para a gestão dos nossos recursos financeiros,tais ações também são excelentes ferramentas para cuidar da nossa energia

Lembre-se que você é sua principal ferramenta, portanto, deve usar sua energia de forma estratégica! Se você está sem energia, seu raciocínio estará prejudicado e você terá maiores dificuldades para se concentrar, trabalhar e isso também pode impactar na qualidade das decisões que você toma.

Assim, comece observando quais atividades lhe esgotam, quais energizam e quais são neutras.

Na sequência, visualize mudanças que você poderia fazer nas tarefas que costumam consumir muita energia e comprometem a sua performance ao final do dia

Por exemplo, reuniões exaustivas que poderiam ser um e-mail ou a necessidade de delegar tarefas, talvez sejam medidas simples que fazem toda a diferença. Sobretudo, considere priorizar investir o seu esforço em tarefas que deem retorno e que sejam minimamente prazerosas.

Manter todos os aspectos da vida funcionando é importante, e o tempo, dinheiro e energia talvez sejam os principais elementos que compõem essa realidade. Conforme você acabou de ver, organização, planejamento e gestão são as principais estratégias que vale a pena usar, de modo a alcançar uma vida plena, harmônica e com qualidade.

Pensando nisso tudo, eu criei a metodologia Organização Sincera para ensinar a gerir seu tempo e sua energia de forma estratégica para que você obtenha melhores resultados em todos os aspectos da sua vida! 

Caso queira investir em você, essa é a melhor forma de começar! Afinal, é um investimento – ou seja, quanto antes você implementar essas estratégias, mais resultados você colherá ao longo da sua vida. 

Confira meus cursos e serviços para você e sua empresa e acompanhe também meu conteúdo gratuito para ficar por dentro de assuntos que impactam seus resultados no dia a dia!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?