Como ler mais livros em 2022 com técnicas de produtividade sincera?

fevereiro 4, 2022

Seja para se desenvolver profissionalmente ou intelectualmente, muita gente deseja saber como ler mais e como fazer da leitura um hábito.

Se esse é o seu caso, confira este conteúdo que eu preparei para você aprender como ler mais!

Como ler mais? Torne-se um leitor voraz!

Antes de tudo, devemos considerar que o hábito da leitura pode ser desenvolvido como qualquer outro. Ou seja, não existe desculpa que te impeça de começar a ler mais.

Quando me perguntam como ler mais, eu sempre respondo que o segredo está na gestão das tarefas que temos no dia e da prioridade que vamos dar para essa atividade.

Ou seja, muita gente diz que não tem tempo para ler no seu dia a dia, mas a verdade é que essas pessoas não possuem uma organização efetiva da sua rotina ou estão priorizando outras coisas.

Se a sua meta é aprender a ler mais, você precisa inserir isso como prioridade em algum momento do seu dia.

Mas calma! Isso não significa que de uma hora para a outra você terá que ler todos os dias. No começo você pode inserir a leitura aos poucos, até que vá criando o hábito e comece a ler diariamente.

Estratégias de motivação para a leitura!

Primeiramente, você deve considerar que para criar qualquer costume, é preciso que você ofereça recompensas para o seu cérebro. 

Digamos que seu objetivo é conseguir ler 50 páginas por dia. Você pode separar essa meta em metas menores, e em cada “nível” alcançado, você pode dar a si mesmo um presente. Pode ser alguns minutos de TV ou até uma comida gostosa. 

O importante é que seu cérebro se sinta recompensado pelo esforço que realizou. Muitas pessoas sentem prazer no simples ato de ler, mas outros ainda não possuem isso tão claro. 

Portanto, ir para ação e contar com a recompensa da leitura e de mais algum outro ganho pode ser uma boa estratégia para fazer com que o hábito deixe de ser um fardo e se torne um desafio interessante, até você construir verdadeiramente esse costume.

Além disso, também existem outras estratégias que você pode utilizar para se tornar um leitor voraz. Separei algumas aqui, confira:

Descubra temas que você gosta

Sei que a maioria das pessoas deseja começar a ler para se desenvolver profissionalmente, no entanto, o importante no primeiro momento é a prática da leitura.

Portanto, não hesite em iniciar a leitura por algum livro mais fácil, ele pode ser a sua porta de entrada para o gosto do ato de ler. Experimente os livros e autores que você realmente tem mais interesse.

Comece com livros pequenos

Assim como uma leitura mais leve pode te ajudar no começo, livros pequenos também podem ser uma boa alternativa para aqueles que estão começando.

Isso acontece porque quando você terminar o livro, sentirá a satisfação de dever cumprido e a comprovação de que é capaz, o que pode ser a chave para dar aquele impulso necessário no início da jornada.

Criar um hábito tem muito a ver com a identificação daquela habilidade como sua. Enquanto você tiver pensamentos como “leitura não é para você” ou “eu já tentei e não consigo”, você já está determinando o insucesso dessa atividade. Para mudar ou criar um hábito, é fundamental que você acredite que essa é uma habilidade possível de ser adquirida e que tem mais a ver com a pessoa que você quer se tornar.

Além disso, se você começar o hábito da leitura com um livro grande e denso, é possível que você fique frustrado e então perca o interesse logo no começo.

Tenha um local específico para ler

Você já deve ter notado que não rende tão bem se tiver muitas distrações, certo? Sendo assim, se você for ler em um lugar muito movimentado, é possível que seu foco não seja dos melhores.

Se você quer saber como ler mais, primeiramente escolha um local calmo, confortável e que você se sinta bem. Assim, quando chegar o momento da leitura, você se sentirá mais animado para começar.

Além disso, o próprio local ou a rotina que você criar para ler podem ser um gatilho mental para te auxiliar a iniciar a leitura. Eu, por exemplo, adoro ler no quarto ou na praia. E sempre que vou à praia levo um livro para aproveitar o momento!

Fique longe dos ruídos e das notificações

Sob o mesmo ponto de vista que o tópico anterior, um ambiente barulhento também pode tirar o foco da leitura. Afinal de contas, este é um hábito que exige muita concentração, principalmente para quem está começando.

E como você já deve imaginar, as notificações do celular podem se tornar uma das principais inimigas da sua concentração. Portanto, busque deixar o seu smartphone longe e no modo silencioso quando for se dedicar à leitura.

Não insista em um livro que não gostou

Este é um erro que muitas pessoas cometem não só quando estão começando o hábito da leitura, mas também quando já são leitores mais assíduos.

Insistir em um livro que você não gostou pode ser a chave para ficar de “saco cheio” e abandonar a leitura de vez.

Mas isso não quer dizer que você deve desistir da obra logo nas primeiras páginas, até porque, é comum que demore um certo tempo para o livro te pegar.

Vá até onde você julga ser o seu limite, e caso realmente não goste, passe para outro que pareça mais interessante para o seu gosto.

Conheço muitas pessoas que compram alguns livros para ler apenas alguns capítulos ou temas específicos do interesse delas. Isso pode fazer sentido dependendo do seu objetivo. Lembre-se que tem sempre que fazer sentido para você!

Defina um horário fixo para a leitura

Conforme eu mencionei acima, para você conseguir ler mais, é preciso que você insira essa tarefa no seu planejamento. Ou seja, é preciso reservar um momento específico para isso.

É muito comum que as pessoas deixem de lado este hábito pela correria do dia a dia. Mas se você deseja se tornar um leitor voraz, terá que priorizar essa atividade na sua rotina.

Faça um compromisso com outra pessoa

Você já deve ter ouvido falar de clubes de leitura, certo? Um dos motivos pelo qual as pessoas os procuram é para criar um compromisso social. O fato de estar inserido em um clube faz com que os membros tenham o compromisso de ler aquilo que foi passado.

Muitas vezes nós procrastinamos objetivos pessoais, mas temos um maior senso de responsabilidade quando envolve mais pessoas. A balança tende a pesar mais quando a sua falta de compromisso afeta também a vida do outro e não somente a sua. 

Posso dizer por experiência própria que fazer grupos de leitura já me ajudou bastante a avançar e discutir os assuntos dos livros, o que torna a leitura ainda mais rica!

Buscar um clube é uma opção, mas não se limite a isso. Você também pode traçar o compromisso de ler x páginas em y dias e acompanhar seu progresso no seu habit tracker. Assim, visualizando e marcando todos os dias, você terá um incentivo maior para continuar o hábito.

Crie uma hierarquia de leitura

Normalmente as pessoas possuem uma longa lista do que desejam ler. Porém, é preciso ser realista e compreender que existem limitações e até momentos mais favoráveis para cada tipo de leitura.

Por exemplo, se você está fazendo um curso que exige uma leitura, priorize este livro. Mas se você está com um tempo livre e quer ler por prazer, escolha aquele que há anos tem vontade. Mais importante que ficar tentando ler tudo ao mesmo tempo, é você conseguir avançar com uma obra. 

Deixe para ler vários livros simultaneamente quando isso já for um hábito e você tiver mais tranquilo com essa habilidade.

Rabisque e faça rascunhos!

É normal que você sinta necessidade de anotar algumas informações que o livro traz, afinal de contas, é muita coisa nova e você ainda não está acostumado (e nem precisa!) guardar tudo isso na sua memória.

Uma dica que eu dou é grifar o que você achou mais interessante e escrever informações que você achou pertinente e até criar seu próprio resumo no seu caderno físico ou digital! Eu sempre faço isso e me ajuda bastante na absorção do conteúdo e até depois para trazer referências para vocês!

Isso tudo vai te ajudar a fixar e compreender melhor o que está sendo passado no livro.

Aposte em técnicas de leitura dinâmica

O principal empecilho para você começar a saber como ler mais é a falta de tempo? Então você precisa conhecer a leitura dinâmica.

Ela funciona da seguinte maneira: você treina o seu olhar para “fotografar” blocos específicos do que você está lendo, para que assim, possa assimilá-los de uma maneira mais geral.

Você ganha tempo analisando rapidamente cada bloco que você “fotografou” para compreender o texto numa unidade.

Técnicas de leitura: como ler mais rápido e melhor?

Se você deseja ler mais rápido e melhor, você precisa primeiramente criar o hábito da leitura. Para isso, eu trago aqui o conceito de “Hábitos Atômicos” do James Clear. Segundo ele, o hábito surge da seguinte maneira:

  • estímulo;
  • desejo;
  • resposta;
  • recompensa.

Ou seja, se você quer ler mais livros em 2022, eu indico pensar em gatilhos que possam te levar à construção desse hábito.

Vamos pensar numa situação hipotética: digamos que inicialmente você deseja ler 50 páginas por dia. Pense numa situação que você faz diariamente para ser o estímulo da leitura, como tomar café da manhã, por exemplo.

Após essa refeição, você sente vontade de dar uma deitadinha. Então o que eu sugiro é ler a sua meta diária, justamente nesse momento de descanso.

Assim você: 

  • utilizou o estímulo (café da manhã);
  • satisfez o seu desejo (deitar);
  • inseriu uma tarefa que vai te ajudar na sua meta (ler);
  • e teve a recompensa de satisfação (estar lendo mais em 2022).

Junto com essa, também existem outras técnicas que você pode utilizar para ler mais livros neste ano, confira as dicas abaixo:

Concentre-se apenas na leitura

Para você conseguir ler com mais qualidade, realmente compreendendo o conteúdo do livro e de maneira mais veloz, é imprescindível que se concentre apenas na leitura.

Portanto, deixe de lado qualquer problema que você tenha no trabalho e na vida pessoal e mergulhe de cabeça no livro.

Leia um livro de cada vez

Existem pessoas que gostam de ler diversos livros de uma vez, porém isso pode atrapalhar na compreensão do conteúdo.

Busque ler apenas um livro de cada vez, para que assim você consiga focar ao máximo no que está lendo.

Pesquise antes sobre o conteúdo a ser lido

Não quer perder tempo com leituras que não vão agregar muito? Então pesquise sobre o autor e sobre a obra antes de começar. Veja referências e indicações, isso facilitará muito a sua escolha e até o seu interesse pelo livro!

Respeite os próprios limites

Se você tentar continuar uma leitura quando estiver cansado e de cabeça cheia, muito provavelmente não conseguirá fixar bem aquilo que está sendo falado.

Portanto, respeite seu próprio limite, para que assim consiga dar o máximo de atenção naquilo que está lendo.

Opte pelos resumos

Deseja saber o conteúdo do livro de maneira rápida? Então pesquise resumos na internet. Eles são ideais para dar um panorama a respeito do que está sendo falado. É uma boa dica para quem está sem tempo e quer ser mais seletivo na hora de escolher sua leitura. A partir do resumo, você decide qual livro realmente quer se aprofundar.

Uma dica é ler os resumos do “12 Minutos”: uma plataforma que seleciona, lê e sumariza os pontos mais importantes de livros de não ficção. Eu mesma já utilizei bastante para escolher os livros que realmente queria ler por completo.

Tenha o Habit Tracker como aliado sempre!

Para criar qualquer hábito, eu sempre indico o Habit Tracker. Essa ferramenta de acompanhamento e visualização do progresso do hábito pode fazer toda a diferença na hora de torná-lo parte da sua rotina. 

O habit tracker já está inserido no meu Planner por mês, para facilitar as anotações e análises do que deseja adquirir como hábito.

Se você quiser adquirir o Planner para auxiliar nos seus planejamentos e na construção dos seus hábitos, conheça agora mesmo o Planner da Organização Sincera.

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

0 resposta em “Como ler mais livros em 2022 com técnicas de produtividade sincera?”

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?