Aprenda como usar um planner de forma organizada e eficiente

janeiro 19, 2022

Uma das coisas que faz a gente ser mais organizado é ter planejamento. Ele é chave para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais coordenada. Por isso, aqui neste conteúdo vou abordar como usar um planner pode te ajudar no dia a dia.

Quer saber um pouco mais sobre como usar um planner, quais são seus formatos e dicas para ter sucesso com ele? Então continue a leitura e fique por dentro agora mesmo!

First things first: O que é e como usar um planner?

Planner é uma ferramenta utilizada para realmente colocar os planos no papel, facilitando a visualização e estruturação do seu projeto, sua rotina, ou algum objetivo que possui.

A tradução da palavra “planner” para português é “planejador”. Ele possui diversos formatos, mas o mais utilizado é uma espécie de caderno impresso, no qual a pessoa pode colocar quais são seus objetivos, junto com o máximo de informações que ajudem a estruturar a meta.

Com as metas, tarefas e objetivos planejados e estruturados de maneira visual, fica mais fácil da pessoa alcançar uma maior produtividade no seu dia a dia.

Qual a diferença entre planner e agenda?

A agenda é uma ferramenta que permite anotar tudo que tem data e hora marcada como compromissos, prazos de projetos e algumas possíveis tarefas  que irão acontecer em algum momento no futuro. Sendo assim, o seu maior uso é para agendar compromissos e evitar que a pessoa esqueça algo.

Ela é muito útil para que as pessoas possam ter maior organização no seu dia a dia e as agendas digitais ainda possibilitam os alertas programados que ajudam no maior controle da rotina. Mas se o intuito é ter um instrumento que possibilite estruturar e acompanhar metas e objetivos, a melhor opção é um planner.

O Planner costuma ser uma ferramenta mais completa que vai muito além do calendário: ele possui espaço para metas, planejamentos e revisões e, claro, pode te ajudar a fazer melhor a sua gestão do tempo. 

Nele, você poderá inserir as informações que achar mais relevantes para atingir qualquer tipo de objetivo, distribuí-los ao longo do tempo e acompanhar seu progresso. Além disso, é possível ainda que você estruture melhor sua rotina de acordo com esses objetivos e, principalmente, tenha uma melhor visualização de como tudo isso irá acontecer. 

Qual a diferença entre bullet journal e planner?

O bullet journal, também conhecido por “BuJo”, é uma alternativa para as pessoas que gostam de criar a sua própria versão de Planner, de uma forma mais livre e manuscrita. É um item bastante conhecido por quem costuma se planejar bem e preza pela organização. 

Desenvolvidooriginalmente por Ryder Caroll, era algo simples e minimalista. Hoje, já é possível encontrar bullet journals de diversas formas, com páginas coloridas, letras estilizadas, desenhos e muito mais.

Normalmente, o bullet journal possui:

  • índice de legendas, no qual você pode anotar o que significa cada símbolo que você quiser colocar numa tarefa. Como por exemplo “$” para quando tiver que pagar algo, ou “!” para tarefas que exigem maior atenção;
  • seções, também chamadas de logs. A ideia é dividir seu BuJo nas seções que forem interessantes para a sua organização, como por exemplo: log futuro, mensal, semanal, diário, de ideias, etc.
  • índice dos logs, para facilitar o dia a dia na hora de buscar onde começa e onde termina cada mês de anotação. Vale a pena realizar um índice no começo do caderno.

Sendo assim, o bullet journal é ideal para quem deseja personalizar tudo na hora de planejar tarefas, metas, etc. Já o planner é para aqueles que gostam de utilizar modelos prontos já pensados estrategicamente para facilitar sua vida, economizar tempo e que possuem pouco espaço para personalização.

Formatos de planner

Quando queremos saber como usar um planner de forma criativa e organizada, precisamos primeiro compreender que existem diversos formatos e que cada um possui suas especificidades.

Afinal de contas, você pode escolher qual o melhor formato de visualização para seus planejamentos: semanal, mensal ou anual. E há casos também em que você pode preferir mais flexíveis e sem datas.

Para todas essas demandas, existem tipos de planner que variam em design e funções de acordo com a marca escolhida.  Em termos de formatos, os mais comuns são:

Planner anual

Considerado um dos planners mais completos que existem, ele costuma englobar todos os outros com divisões semanais, mensais e anuais.

Geralmente, ele também abrange outras áreas da vida e vem com espaços variados para planejamento e organização pessoal:

  • checklists;
  • anotações;
  • espaço para registro de datas e informações importantes;
  • planejamento alimentar;
  • controle financeiro;
  • entre outros.

Sendo assim, o planner anual é a melhor escolha para quem deseja se organizar mantendo um registro anual e o mesmo padrão ao longo de todo o ano ou para quem prefere se planejar a longo prazo.

Planner mensal

Já este planner é focado na visualização do mês inteiro, contendo todos os meses do ano. Normalmente, esse modelo vem com páginas dos meses intercaladas com outras para se planejar e escrever anotações.

É o modelo ideal para quem gosta de ter uma visualização mais compacta do mês, sinalizando os principais compromissos e facilitando o planejamento  com antecedência.

Vale ressaltar que ele é menos completo que o modelo anual, mas ainda assim, alguns formatos também possuem checklists, controle financeiro e espaço para anotações.

Planner semanal

Normalmente quando estamos procurando como usar um planner, este é o modelo que costuma mais aparecer nas pesquisas. Ele é um modelo que permite a pessoa visualizar toda a semana e distribuir melhor suas tarefas ao longo dos dias.

O planner semanal é ideal para aquelas pessoas que possuem muitas tarefas e precisam se organizar, visualizando o que precisa fazer em cada dia e em cada semana. Sendo assim, ele costuma ser bastante utilizado para organizar estudos e trabalhos

É muito comum que o planner Anual também contemple o planner semanal – o que é o caso do Planner Organização Sincera.

Planner diário

Muito próximo ao planner semanal, a diferença aqui é que cada página do planner vai conter somente um dia. É o mais utilizado em consultórios médicos para agendamentos, por exemplo.

Não datado

Já o planner não datado é aquele modelo que permite que a pessoa utilize da sua imaginação e criatividade para estruturá-lo da maneira que melhor se encaixar na sua demanda.

Geralmente eles vêm em branco e em alguns casos, há divisões nas páginas, que permitem que você preencha e o monte da melhor maneira possível. É possível encontrar opções para fazer grandes listas, datar, colocar fotos, etc.

Este modelo é uma ótima opção para quem vai começar a utilizar um planner no meio de um período, sem precisar desperdiçar as páginas daqueles dias que já passaram.

Por que ter um planner impresso?

Eu sempre indico o uso de planner impresso para aqueles que me perguntam. Afinal de contas, ele serve para que a pessoa consiga ter um bom panorama daquilo que precisa fazer e acompanhar tudo de forma simples.

Além disso, também possibilita uma melhor visualização a respeito de como está sua rotina. Por exemplo, se você está com muitas tarefas para o final do mês, o planner impresso irá te mostrar isso de maneira visual, fazendo com que você priorize tarefas para outras datas.

O mais importante é que ele faz com que você escreva e registre seus objetivos e tarefas, fazendo um trabalho mental de comprometimento muito importante. 

O ato de escrever é comprovado pela PNL como um ato de maior conexão e facilita a memorização e a crença de que é possível. O simples fato de você escrever e visualizar te dá um grande incentivo para colocar isso em prática, pois te mostra como é possível realizar.

Outro motivo pelo qual você deve optar por um planner impresso é a possibilidade que ele te dá de personalizar e estruturar do jeito que você preferir com canetas, adesivos e pincéis coloridos. Sem mencionar que você pode pendurar ele na sua parede ou estar com ele sempre aberto para acompanhar o seu planejamento.

Como usar um planner para atingir seus objetivos?

Faça sessões diárias de planejamento

Para que você consiga atingir o seu objetivo de planejamento e organização, vai ser necessário revisar e refletir sobre suas metas.

Isso vai permitir que você tenha uma visão sempre atualizada sobre como está sua organização e quais são as tarefas daquele dia.

Faça uma sessão semanal de planejamento

Assim como é importante revisar o seu planejamento diariamente, também é fundamental fazer o planejamento semanal. É nele que você vai se conectar com seus objetivos mensais e semanais e distribuí-los ao longo da semana, para iniciar sua semana com ações muito mais assertivas e facilitar seu poder de decisão ao longo dela. 

Uma dica é fazer a sessão semanal no domingo ou segunda de manhã, assim, você já sabe o que te espera para o resto da semana.

Não se esqueça do planejamento mensal!

O mesmo vale para o planejamento mensal. É preciso sempre ficar atento sobre quais são os desafios e objetivos daquele mês, para que assim você possa ter um panorama maior e conseguir compreender como será esse próximo período.

O planejamento mensal é muito importante para que você possa visualizar seus objetivos a longo prazo. Por isso, deve ser algo rotineiro na vida das pessoas.

Anote compromissos e rotinas

Para que o uso do Planner seja feito da maneira correta, é imprescindível que você mantenha ele atualizado com seus afazeres e rotinas. 

Ou seja, anote todas as tarefas que você realiza normalmente no seu dia, desde trabalho, academia, estudos até momentos de lazer, lembrando sempre de equilibrar pessoal e profissional.

Isso vai possibilitar que você consiga se organizar nas suas atividades e que dê o tempo e atenção devida para cada tarefa.

Recapitule atividades incompletas

O nosso desejo ao planejarmos melhor a nossa vida é justamente não deixar para trás nenhuma tarefa. Mas sendo realistas, é normal que deixemos algumas atividades incompletas no caminho.

Sendo assim, o planner nos ajudará a visualizar quais foram os afazeres que não completamos, para que assim, possamos retomá-los da melhor maneira possível.

Mantenha sua anotações por perto

É muito importante que você faça anotações para conseguir estruturar o seu planejamento. Por isso, muitos planners já possuem um espaço específico para isso.

Portanto, sempre que possível mantenha suas anotações por perto. Isso vai garantir que você sempre tenha fácil acesso a elas para quando precisar consultar.

Use e abuse de cores para destacar anotações, eventos e prazos importantes

Já foi comprovado que o nosso cérebro precisa de estímulos visuais para fixar e compreender melhor as informações.

Nesse sentido, é indicado utilizar de diversas cores, para grifar, escrever e até desenhar no seu planner.

Aproveite a página de habit tracker!

A tradução de habit tracker é “rastreador de hábitos”. Ou seja, é o local do planner onde você vai anotar e conferir se realmente está conseguindo alcançar determinado hábito.

Digamos que você quer acordar mais cedo todos os dias. Então você irá anotar na página de habit tracker os dias que conseguir. Após um período, irá analisar a frequência, e ver se realmente conseguiu adquirir aquele hábito.

Como você pode ter notado, para quem está procurando maior praticidade para organizar a sua vida, o planner é uma ferramenta essencial. E ele não serve apenas para o trabalho, mas para a nossa vida como um todo!

Caso você queira um planner que te dê todo o aparato necessário para alcançar seus objetivos, conheça agora mesmo o Planner da Organização Sincera.

Ele é um Planner Anual, contendo todo o planejamento mensal e semanal e a estrutura da metodologia de gestão do tempo Organização Sincera. Nele, você encontra o passo a passo para conseguir gerir seu tempo com eficiência. Tudo pensado para que você possa se organizar da maneira mais eficiente possível!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

Uma resposta em “Aprenda como usar um planner de forma organizada e eficiente”

Os comentários estão desativados.

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?