Criatividade no trabalho: como líderes podem desenvolver e estimular?

julho 26, 2022

Para se manter à frente no mercado, é preciso que os líderes das empresas saibam como desenvolver seus colaboradores e produtos, trazendo novidades e melhorias. Isso fará com que todos caminhem em busca da inovação, sendo essa a principal importância da criatividade no trabalho.

Não somente para a empresa, a criatividade tem muitos méritos no âmbito pessoal e profissional de cada indivíduo.  As pessoas podem utilizá-la para alavancar suas carreiras e criar rotinas flexíveis e produtivas, capazes de atingir seus objetivos. 

Além disso, os relacionamentos interpessoais e o ambiente de trabalho se tornam mais dinâmicos, positivos, ajudando a promover o bem-estar. 

Se esse tema é tão impactante, é importante saber se: 

  • Há uma forma de se desenvolver e estimular a criatividade no dia a dia? 
  • É possível ensinar e transformar seu colaborador em um profissional criativo?
  • Quais são as habilidades importantes para gerar motivação e criatividade no trabalho?

Você saberá a resposta para essas e outras questões nesse texto. Confira!

Antes de tudo, você sabe o que é criatividade no trabalho?

Existem muitas opiniões para definir esse conceito, mas algo que é possível afirmar é que a criatividade no trabalho está diretamente ligada à criação e inovação de soluções

Ela, diferente do que muitos pensam, não é uma habilidade nata, mas sim uma capacidade de exercer o pensamento criativo em determinadas situações e frequências. E, inclusive, é benéfica tanto para a vida pessoal quanto profissional

Sendo assim, o colaborador criativo oferece uma certa proatividade na resolução dos problemas, já que essa inteligência faz parte da sua soft skill

É possível aprender a ser criativo? 

Para o alívio de todo recrutador ou líder, a resposta dessa pergunta é SIM! É possível que você aprenda técnicas de como estimular a criatividade no ambiente de trabalho e transforme seus colaboradores em uma equipe criativa. 

O principal fator para conseguir esse feito é a constância. Assim como é preciso treinar diariamente para o seu músculo ficar mais forte, é necessário gerar estímulos frequentes para que o cérebro desenvolva sua capacidade criativa

Até porque, segundo um estudo encomendado pela NASA, os seres humanos nascem com uma alta criatividade, mas acabam perdendo ela com o tempo. O lado bom é que dá para desenvolvê-la novamente e fazer com que a pessoa pense “dentro e fora da caixa” com facilidade. Para isso, basta ter os métodos e técnicas certas!

Como a criatividade impacta o nível de produtividade de uma pessoa?

A produtividade é algo muito requisitado, tanto pelos líderes como pelos próprios trabalhadores. Todos querem ser e ter profissionais mais produtivos, para que assim os processos fluam e também haja uma maior lucratividade. E a criatividade é capaz de impactar tangencialmente essa habilidade. 

Isso porque, um ser inovador consegue ser diferenciado, ou seja, ele pode encontrar maneiras de tornar as tarefas em processos mais dinâmicos. É como a lógica do princípio de Pareto, onde o colaborador foca em realizar os 20% mais importantes com criatividade, tendo resultados 80% criativos e simplificados.

Além disso, profissionais que desenvolvem bem essa habilidade conseguem ter um raciocínio lógico mais apurado, e por consequência deixar suas rotinas mais otimizadas.

Segundo a pesquisa State of Creativity, da Adobe, as empresas que investem em criatividade conseguem aumentar a produtividade. Dessa forma, elas encontram mais oportunidades no mercado e oferecem uma melhor experiência para seus clientes. 

Por isso é essencial entender qual a importância da criatividade e inovação para uma empresa, já que os seus benefícios são diversos e promissores para todos os envolvidos.

Por que o profissional precisa desenvolver a criatividade e inovar?

Em um mundo globalizado, em que a cada minuto novos processos e comunicações surgem, saber como inovar é fundamental. E a criatividade no trabalho é o que leva à inovação

Através da idealização abstrata do pensamento criativo, é possível agir para produzir algo real e diferenciado. Assim, a criatividade e inovação na empresa trabalham juntas para solucionar problemas, superar desafios, aumentar a produtividade e alcançar as metas. 

Com elas, o colaborador consegue desenvolver diversas habilidades, melhorar suas relações interpessoais e alavancar sua carreira de forma eficiente. 

Além disso, segundo a pesquisa realizada pela Adobe, os profissionais criativos possuem 70% dos seus resultados acima da média. Assim como 53% deles se sentem mais felizes que os outros colaboradores. 

O pensar “fora da caixa” se tornou essencial para o sucesso da empresa e dos membros da equipe, reverberando benefícios como:

  • Identificação de oportunidades no mercado; 
  • Definição de soluções originais; 
  • Rapidez e fluidez de ideias;
  • Otimização na gestão de tempo e financeira;
  • Desenvolvimento de habilidades para formar lideranças;
  • Entre outros. 

Essas são algumas das razões que demonstram que o profissional precisa desenvolver o pensamento criativo, além de entender a importância da criatividade e inovação para uma empresa. 

Entendido tudo isso, ainda fica uma pergunta: como ser mais criativo no trabalho? Aprenda nos próximos tópicos formas de alcançar esse objetivo e repassar para suas equipes! 

5 habilidades relacionadas ao desenvolvimento da criatividade

Como foi dito anteriormente, é extremamente importante que haja constância na hora de desenvolver a criatividade. Esse é um fator crucial para colher os frutos posteriormente. 

E algumas habilidades que devem se tornar um hábito na rotina dos colaboradores, a fim de estimularem a criatividade no trabalho, são: 

Questionar e observar

Trabalhar a mente para que ela observe e questione mais as situações do dia a dia faz com que haja um estímulo de se aprender a todo instante. Sempre que uma nova ideia surgir, é interessante observar da onde ela veio e o porquê ela poderia ser interessante. 

Além disso, o profissional terá uma maior percepção dos detalhes, projetando mais sensibilidade ao que está sendo feito. 

Essa é uma habilidade que serve tanto para promover uma atenção externa quanto interna. Ou seja, se questionar e observar também levará a pessoa a um patamar de autoconhecimento, proporcionando, inclusive, maior confiança e segurança para arriscar e pensar “fora da caixa”. 

Gerar maiores níveis de associação

Sabe quando você olha uma paisagem e lembra de uma pintura famosa, cria uma metáfora para exemplificar algo, ou então faz uma citação ou referência de um livro durante uma conversa? Esses são exemplos de associação, uma habilidade que estimula o desenvolvimento da criatividade no trabalho e na vida. 

Ela faz com que o indivíduo tenha capacidade de processar as informações sequencialmente com coerência e lógica. Assim, dados isolados são unidos, e juntos dão um novo arranjo de conexão. 

Na área publicitária existe até uma abordagem de anúncios criativos que utiliza da associação para gerar interpretações únicas. É o chamado “1+1=3”, pois uma informação somada a outra cria uma terceira e inovadora forma de comunicação. 

Colocar as ideias em prática

Executar a criatividade é de fato realizar a inovação. E será possível chegar a uma solução prática apenas se houverem experimentações. Imagine se Steve Jobs não tivesse tirado do papel a sua ideia de integrar um teclado, uma tela e um computador? 

É só colocando o pensamento em prática que novos insights surgirão, fazendo com que a criatividade fique aflorada. Quando se testa e falha, são formuladas novas hipóteses para solucionar os problemas, mantendo a imaginação em uma alta frequência. 

Por isso, o ideal é criar um ambiente de trabalho seguro, onde as pessoas possam se sentir à vontade para errar. Até porque, no fim existirá o mesmo objetivo, que é aprimorar uma habilidade que auxilie no processo criativo. 

Saber se relacionar e trabalhar em equipe

Essa é uma habilidade normalmente muito requisitada para que haja fluidez nas atividades realizadas no dia a dia. Mas saiba que ela também ajuda no desenvolvimento da criatividade no trabalho. 

Isso porque, quando o profissional está aberto para escutar o outro, consegue fazer trocas inovadoras. Esse é o famoso “duas mentes pensam melhor do que uma”. 

Cada um com sua forma de observar, questionar e fazer associações, além das suas vivências e experimentações, resulta num melhor funcionamento das ideias de forma conjunta.

Essa é a maneira ideal de encontrar uma solução inovadora e fazer com que a equipe inteira se desenvolva tanto de forma coletiva quanto individual. 

Líderes e gestores: como estimular a criatividade no ambiente de trabalho? 

Aqui está o pulo do gato! São com algumas ações e mudanças cotidianas que os líderes e gestores são capazes de estimular a criatividade no trabalho e desenvolver seus colaboradores para formarem uma equipe criativa. 

É importante destacar que não existe um modelo padrão para ser aplicado a todas as pessoas. Cada pessoa possui uma forma de exercer sua criatividade. E cabe ao líder identificar como e qual é o estímulo que funciona para determinado indivíduo. 

Todavia, algumas das estratégias plausíveis para serem aplicadas, são:

  • crie um ambiente de equipe inclusivo: essa é a maneira de aprimorar a habilidade de praticar as ideias e desenvolver as equipes para que todos cresçam em conjunto;
  • promova a criatividade por meio do design do escritório: ter um ambiente decorado e com um bom design ajuda no conforto e bem-estar, aliviando assim a mente e mantendo o pensamento criativo em alta; 
  • prepare o cenário para o brainstorming: realizar calls descontraídas ou deixar sempre um papel e caneta disponível na sala de descanso proporcionará momentos para anotar insights ou ideias repentinas;
  • ofereça flexibilidade na forma como o trabalho é feito: se você quer pensamentos “fora da caixa”, ofereça mais liberdade na rotina do trabalhador. Assim ele pode realmente se sentir em contato com maneiras diferenciadas de realizar suas tarefas; 
  • forneça espaço para compartilhamento de conhecimento: como foi dito, a habilidade de se relacionar é muito importante para criatividade, e criar espaços onde os funcionários podem compartilhar seus conhecimentos é a melhor forma de desenvolvê-la; 
  • incentive a prática da autorreflexão: quando o colaborador olha para si mesmo a habilidade de questionar e observar é elevada, trazendo resultados positivos para a empresa; 
  • apoie os funcionários na tomada de riscos criativos e estimule a individualidade: quando existe um apoio no ambiente de trabalho, os profissionais encontram mais coragem para arriscar e praticar suas ideias;  
  • facilite sugestões anônimas: muitas vezes, o membro da equipe pode não se sentir à vontade para dar sua opinião. Por isso é importante facilitar um canal para que ele possa compartilhar suas ideias; 
  • aposte na diversidade: um ambiente rico de diferentes experiências, vivências e culturas só tende a aumentar na busca por soluções. 

Como você pode perceber, a criatividade no trabalho é extremamente importante para existir inovação nas empresas. Se você quer aprender mais detalhadamente sobre como estimular a criatividade no ambiente corporativo, conheça a metodologia Organização Sincera

Eu, Marília Cordeiro, te ajudarei a liberar espaço para que vocês possam implementar soluções criativas na sua empresa. 

Através da minha especialização em gestão de tempo e produtividade empresarial, seu ambiente de trabalho será positivamente transformado e otimizado. Para conhecer mais sobre meus serviços, clique aqui

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

0 resposta em “Criatividade no trabalho: como líderes podem desenvolver e estimular?”

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?