Dicas para manter o foco no home office

fevereiro 15, 2022

Para muitos, o trabalho em casa pode ser um grande inimigo da produtividade. No entanto, com as dicas para manter o foco no home office que eu vou te dar, você conseguirá enfrentar esse problema e alcançar seus objetivos!

Afinal de contas, muitas pessoas passaram para o home office com o começo da pandemia e não possuíam o conhecimento necessário para continuar focado nesse novo método de trabalho.

Se você quer saber como manter a produtividade trabalhando de casa, continue a leitura e confira esse conteúdo que preparei sobre o assunto!

Conheça 17 dicas rápidas para manter o foco no home office

Tenha um espaço de trabalho destinado ao home office

Uma dica fundamental, mas super importante para manter o foco que eu aconselho meus alunos é que você determine um ambiente de trabalho para ser dedicado ao home office. Isto é um dos principais fatores que vai influenciar na sua produtividade diária.

Afinal de contas, é necessária muita concentração para ter um bom rendimento quando estamos trabalhando em casa.

Portanto, se possível, escolha um cômodo que não tenha televisão e que não tenha muito fluxo de pessoas. Isso vai permitir que você consiga manter a atenção no seu trabalho. 

Vale ressaltar também que as cores do ambiente podem influenciar no foco. Por isso, procure evitar trabalhar em cômodos que tenham paredes escuras, isso pode gerar cansaço conforme você passar muito tempo no local. Busque estabelecer seu home office em cômodos com cores neutras e claras.

Cuidado com o smartphone

Um dos principais inimigos da nossa atenção são as notificações que aparecem nos nossos smartphones. É muito comum que as pessoas acabem perdendo horas distraídas com vídeos, conversas ou outras notificações das redes sociais.

Se você não consegue ou não pode ficar muito tempo longe das redes, estipule horários específicos para o uso do smartphone. Isso permite que você otimize o seu tempo e foque no seu trabalho com tranquilidade, sabendo que também terá um tempo adequado para navegar no celular.

Troque de roupa

Não há necessidade de se vestir com terno e gravata, ou com roupa social e blazer. No entanto, trocar de roupa dará a sensação de que você está mudando de atividade e pode ser o gatilho para que seu cérebro entenda que o trabalho já vai começar! Isso acontece porque ao longo da nossa vida, o cérebro foi educado a entender que trocar o pijama por uma roupa mais social, significa que você estava indo trabalhar. 

Ou seja, essa ação é um gatilho para que nosso comportamento mude e assim, conseguimos “ativar o nosso modo trabalho”. 

Além disso, se você ficar de pijamas o dia inteiro, aumenta a probabilidade de cair na tentação de dar uma deitadinha durante o horário de trabalho, o que obviamente atrapalha a concentração.

Cuidado com as tentações

Quando estamos trabalhando em casa, fica muito mais difícil negar um encontro com os amigos, uma fugidinha para o cinema ou até aquela soneca de tarde.

No entanto, uma dica para manter o foco extremamente importante é estabelecer um horário de trabalho claro e definido, e se for o caso, também estipular dias ou horários mais flexíveis. 

É preciso sempre ter em mente que o horário de produção deve ser para se dedicar ao trabalho, as diversões devem ser incluídas na sua rotina, mas em outros momentos.  Por isso é tão importante criar a sua rotina e fazer um planejamento semanal ideal que contemple as suas necessidades e objetivos. 

Quanto mais sincero e prático você for no seu planejamento, mais simples será seguir e ser produtivo dentro da sua realidade.

Faça acordos com quem mora com você

Para muita gente é difícil compreender que a pessoa pode estar em casa, mas não estar disponível para conversar ou realizar os afazeres domésticos.

Esse assunto foi muito abordado durante a pandemia e acredito que agora todos já estão mais conscientes, contudo, ainda vale reforçar que o combinado não sai caro! Portanto, converse com os envolvidos e acorde horários específicos para se comunicar — ou não — com você.

Evite a procrastinação

Se a procrastinação já era um problema quando você trabalhava no escritório, pode ser um desafio ainda maior trabalhando de home office. Isso porque, em casa, existem ainda mais distrações e ninguém estará te cobrando pessoalmente.

No entanto, os prazos de entregas continuam existindo e se você atrasar poderá atrapalhar não apenas o seu desempenho, como também o dos seus colegas.

Confira também: O que é a procrastinação? Entenda os reais motivos por trás do conceito

Cuidado com as tarefas domésticas

Outra tentação que as pessoas costumam ter ao trabalhar em casa, é realizar os afazeres domésticos no horário de trabalho.

Além de tirar um tempo valioso de produtividade, você também irá perder o foco no que estava fazendo. Mais uma vez, reforço a importância de se criar uma rotina adequada com as suas necessidades e de forma estratégica para a sua produtividade.

Tenha uma programação

No meu curso Produtividade Sincera, eu reforço e explico sobre  a importância de ter uma programação diária, semanal, mensal e até anual.

Isso é muito essencial para você conseguir destinar o período necessário para cada uma das tarefas que precisa realizar de forma estratégica: sejam elas profissionais ou pessoais.

Inclua exercícios na sua rotina

Outra dica para manter o foco é realizar atividades físicas para manter tanto o corpo quanto a mente ativa. A prática de exercícios deve ser uma prioridade na sua vida, pois é um super hábito: executá-la traz muito mais resultados com apenas uma atitude!

Mais importante que se cobrar fazer um determinado tempo, é você conseguir manter a frequência. Se você precisa iniciar esse hábito, comece com um intervalo menor de atividade e vá evoluindo gradualmente. É melhor você realizar 20 minutos diariamente do que 1 hora três vezes na semana, porque isso trará consistência para seu corpo e facilitará a aquisição do hábito.

Para criar o hábito, é também muito importante definir um horário específico para a atividade física. 

Ficar pensando ou escolhendo sempre quando fazer te faz perder tempo e energia e questionar se irá mesmo realizar. Eu recomendo que você inicie seu dia com atividade física, pois assim, consegue ajustar seu corpo logo no início do dia e cuidar de você primeiro, ajustando toda a sua rotina a partir disso e evitando imprevistos que farão você desistir de praticar. 

Encontre sua maneira de focar

Cada pessoa funciona de um jeito diferente. Existem aqueles que gostam de trabalhar em cafeterias, para sair de casa e mudar o ambiente, mas também existem os que preferem o conforto do seu lar, com muita calma e sem distrações.

Portanto, uma dica importante para manter o foco é explorar que tipo de cenário mais se encaixa no seu modo de trabalhar. Use a criatividade, experimente novos locais de trabalho como coworkings, cafés e outros espaços dentro da sua casa! 

Testando você pode encontrar novas formas de trabalhar e conhecer qual é a melhor maneira para se concentrar.

A minha dica extra é sempre ter um fone de ouvido e uma boa playlist para te acompanhar em qualquer lugar. Ela irá te ajudar a retirar o barulho ambiente e imergir no trabalho!

Saiba quando bater o ponto

Acredito que essa seja uma das dicas para manter o foco mais relevantes para quem está de home office. Muita gente acaba não delimitando o horário de trabalho e isso pode acarretar tanto em problemas para manter o empenho, quanto para a saúde mental do trabalhador.

Se você não determina o horário que irá trabalhar, é possível que acabe trabalhando mais e realizando pausas maiores do que deveria, o que irá afetar diretamente na sua produção.

Mas além disso, não definir limites para o trabalho pode gerar excesso de trabalho de forma consistente, levando ao esgotamento e até a síndrome de Burnout. Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Stress Management Association (ISMA-BR), apontou que o Brasil é o segundo país com maior número de pessoas com esse problema.

Por isso, é imprescindível que você tenha um horário para entrar, para fazer intervalos e para sair do trabalho. Aproveitar bem cada período, sendo produtivo no trabalho e descansando fora dele vai melhorar não só a sua saúde mental, como também irá melhorar o seu desempenho no trabalho

Afinal, produtividade tem a ver com a boa gestão da sua energia! Sem energia, não há produtividade!

Lembre-se de manter o contato humano

Trabalhar em casa pode ser bastante solitário. Principalmente para aqueles que possuem maior necessidade de conversar com outras pessoas.

Sendo assim, tente sempre delimitar um momento para ter um contato humano. Pode ser com sua família na hora das refeições, num breve encontro com amigos pós trabalho ou mesmo marcando alguns encontros virtuais com colegas de trabalho. O importante é sempre observar seu ritmo e suas necessidades e como você pode se adequar melhor em relação a eles.

Aproveite os intervalos

Quando você trabalhava o dia inteiro no escritório, fazia pausas, certo? Pois, no home office isso continua sendo fundamental para manter a concentração, a produtividade e a saúde mental.

Então sempre tenha em mente a importância de estabelecer horários com duração fixa para realizar intervalos e aliviar um pouco a cabeça.

Reforço aqui a importância do horário de almoço! Muitos desprezam ele, optam por comer rápido e às vezes ao lado do computador. Mas esse intervalo é muito importante para recarregar sua energia, espairecer a mente e voltar mais preparado para o segundo turno de trabalho!

Intervalos, se bem explorados, também trazem melhor produtividade. Lembre-se de jogar a favor da sua mente!

Destine um tempo para conversar com os colegas

Se você tem colegas de trabalho, saiba que destinar um tempo para conversar com eles pode ser muito favorável para a sua produtividade.

Afinal de contas, é preciso que toda a equipe esteja alinhada a respeito do que está sendo feito na empresa. E para isso acontecer, o mais indicado é manter uma boa comunicação entre todos. Os encontros também estreitam relações e facilitam a dinâmica do trabalho, criando relações de confiança.

Tenha a infraestrutura necessária

De nada vai adiantar ser organizado, com uma boa gestão das suas tarefas, se você não tiver a infraestrutura necessária e adequada  para executar o seu trabalho.

Então lá vai! Outra dica para facilitar seu trabalho e manter o foco é, se possível, investir em um bom computador, um bom wifi, um conjunto de mesa e cadeira ergonômicas, uma boa iluminação e no que mais você precisar para realizar as suas tarefas. Isso faz toda a diferença a longo prazo! 

Tenha um plano de longo prazo

Ao trabalhar sozinho em casa, é possível que você foque em executar apenas aquelas tarefas que te destinaram.

Mas é preciso pensar num panorama mais amplo. Reflita onde o seu trabalho está te levando e qual é o objetivo por trás de tudo aquilo que você está fazendo. Quando você se conecta emocionalmente com o seu trabalho, você tende a procrastinar menos e gerar mais valor no próprio trabalho. A partir daí, podem surgir inovações e oportunidades para sua carreira!

Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente a tecnologia consegue facilitar praticamente tudo! Portanto, utilize ela para o seu próprio benefício.

São diversos programas e softwares que você pode usar tanto para conseguir focar melhor ao longo do seu período de trabalho, quanto para se organizar e automatizar tarefas que fazem parte da sua rotina. Confira aqui mais dicas!

Aplicativos que ajudam a manter o foco no home office

Forest

Ao utilizar o aplicativo, o usuário receberá uma árvore virtual. Quanto mais tempo longe das redes sociais, mais a árvore cresce. É uma gamificação que te ajuda a observar quanto tempo você consegue ficar fora das redes.

FocusList

O FocusList é um aplicativo que registra quanto tempo você gasta em cada uma de suas tarefas. Ele possibilita que você compreenda melhor o tempo destinado para suas atividades.

Vale ressaltar que esse aplicativo pode ser utilizado em um smartwatch, assim você não precisa mexer no seu celular e acabar se distraindo.

Medite.se

Não é de hoje que muitas pessoas buscam a meditação para conseguir mais concentração e, consequentemente, mais produtividade.

O aplicativo Medite.se oferece opções de meditação guiada para quem busca alcançar mais relaxamento e foco.

Pomodoro Timer Lite

Pomodoro é uma técnica de organização de tempo e produtividade, muito utilizada e conhecida em todo o mundo. O seu método tem como base o foco total durante 25 minutos de trabalho, seguidos por pequenos intervalos.

Sendo assim, o Pomodoro Timer Lite é um aplicativo baseado neste método, em que permite que o usuário personalize os seus intervalos de acordo com o seu perfil de trabalho.

Google Keep

Outro aplicativo para quem deseja alcançar uma melhor organização é o Google Keep. Através dele o usuário pode realizar anotações online e compartilhar com outras pessoas. Além disso, também é possível configurar lembretes e gravar notas de voz.

E aqui estão algumas das dicas para manter o foco que passo para meus alunos! Já conferiu quais pontos você ainda pode melhorar? Revise e não deixe de colocar em prática! Quer saber mais sobre produtividade e organização e como planejar a semana sem dificuldades? Acesse nosso blogpost e confira também como o Planner Organização Sincera pode te ajudar!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

2 respostas em “Dicas para manter o foco no home office”

Os comentários estão desativados.

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?