Mindset fixo e de crescimento: qual a mentalidade da pessoa produtiva?

fevereiro 25, 2022

Ser produtivo pode ser um desafio para você, que está tentando organizar a rotina diante de  um turbilhão de atividades e sente que não vai dar conta de tudo, não é mesmo? Provavelmente o modo de pensar precisa ser reconfigurado, por isso, entender o que é o mindset fixo e de crescimento é super importante nessa jornada. 

Afinal, ele é um conceito que já está ficando popular e está transformando a maneira como as pessoas lidam com seus pensamentos e atitudes, melhorando a gestão de tempo, proporcionando uma mudança de hábitos e determinando a forma como cada um leva a vida.

Portanto, se você deseja virar a chave da sua mente e aprender como usar o mindset a seu favor para desenvolver bons hábitos, leia o post até o final.

Hoje, vamos aprender tudo sobre mindset fixo e de crescimento, além de como colocá-lo em prática no dia a dia para aprender a não desistir nas dificuldades. Vamos lá?

Mindset fixo e de crescimento: por trás das diferenças 

A professora de psicologia da Universidade de Stanford, Carol Dweck, defende a tese de que existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. Assim, em seu estudo, a psicóloga afirma que as experiências vividas por uma pessoa na sua infância, seja na escola ou em casa, influenciam no modo com que ela encara a vida.

Para chegar a essa conclusão, Dweck usou um método que se baseava em oferecer para crianças uma série de atividades de quebra-cabeça com a dificuldade aumentada gradativamente, de acordo com o avanço do experimento.

Ao entrevistá-los sobre seus sentimentos a respeito das tarefas, os comportamentos se diferenciavam. Algumas crianças encaravam os desafios com empolgação, mesmo que não conseguissem completar o quebra cabeça.

Já outras enxergavam a dificuldade de executar a atividade como o fim da jornada, sem ao menos tentar. Dessa forma, demonstravam que o fracasso era uma realidade e não havia nada a ser feito sobre isso.

Por fim, a professora concluiu que a possibilidade mais significativa do mindset é transformar o significado do esforço. Então, vamos conhecer as características de cada um deles? Aproveite e faça uma reflexão para tentar descobrir com qual mindset você se identifica!

O que é mindset fixo?

Neste primeiro tipo, as pessoas acreditam que as suas qualidades e habilidades são imutáveis, ou seja, você nasce com elas e isso determina o seu sucesso ou fracasso. Dessa forma, quem detém o mindset fixo não enxerga motivos para tentar superar seus limites.

Para exemplificar, vamos imaginar um aluno que realizou uma prova e tenha um mindset fixo. Mesmo estudando, ele acabou tirando nota baixa. Assim, o seu pensamento é: “me esforcei e tirei uma nota ruim. Isso significa que não conseguirei nota alta independentemente do quanto eu estude.”

Na mesma linha de raciocínio, o esforço vai estar sempre atrelado às pessoas fracassadas, já que quem é bom normalmente já tem o sucesso garantido. Se tratando de educação, essas pessoas tendem a ser menos confiantes, encarando notas baixas como validação da sua falta de conhecimento. E também se sentem frágeis aos aspectos que são julgados bons, pois tem medo de em algum momento falhar e perder esse título.

O que é mindset de crescimento?

No mindset de crescimento, a mentalidade predominante é a de que o esforço faz crescer. Isso significa que quando você erra, ao invés de se sentir inferior, percebe que é possível crescer com as falhas, focando no que pode ser melhorado, ouvindo feedback e se dedicando a melhorar naquele ponto específico. Afinal, só não erra quem não arrisca, não é?

Dessa forma, com o passar do tempo, as aptidões podem ser aperfeiçoadas, seja na vida pessoal e profissional. Vamos ver um exemplo? Pegando o mesmo aluno que estudou e não conseguiu ir bem na prova, ele pode não ficar feliz pela nota baixa, mas pode ter um comportamento de motivação para modificar esse resultado e irá se esforçar o dobro para ir melhor na próxima. Ele reconhece que o sucesso ainda não foi alcançado e que o esforço é parte essencial do processo.

As pessoas que possuem essa mentalidade, portanto, reconhecem que todos têm um potencial maior do que conhecem e que esse potencial pode ser ativado pelas atitudes e pelos hábitos que criamos no dia a dia.

Um ponto importante dentro desse tema é que nós não temos apenas um tipo de mindset. Em determinados aspectos da vida, de acordo com as experiências e aprendizados que tivemos, vamos apresentar um tipo de mindset. 

Nosso dever agora é observar quando e em quais aspectos estamos nos limitando com o mindset fixo e, então, nos desafiarmos a quebrar essa crença e praticar para desenvolvermos os pontos necessários.

Existe um conceito conhecido como prática deliberada que é bastante utilizado para se desenvolver e alcançar objetivos, que acredito, apenas acontecem com o mindset de crescimento ativado. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

O que é prática deliberada e como colocá-la em prática no dia a dia? 

Se você quer saber o segredo do sucesso de grandes nomes, como Ayrton Senna e Tiger Woods, eu te conto: prática deliberada. Ela é o ingrediente fundamental do sucesso na vida profissional (e pessoal, porque não?), melhorando 100% a produtividade no trabalho e o tornando expert na atividade que exerce.

Ok, mas qual o seu conceito, afinal?

A prática deliberada é um conceito criado pelo Dr. K. Anders Ericsson, especialista em excelência humana, que o denomina como  “atividades de treinamento individualizadas, especialmente desenhadas por um técnico ou professor para melhorar aspectos específicos do desempenho individual, através da repetição e refinamento sucessivos”.

Ou seja, a prática realmente leva a perfeição. Além de ter criado o conceito, Anders também calculou quanto tempo de prática deliberada é necessário para alguém se tornar um expert em alguma atividade: mínimo de 10 anos de exercício recorrente ou 10 mil horas! 

Mesmo sabendo que não é fácil, não é uma tarefa impossível, afinal de contas, existem diversas personalidades no campo dos esportes, artes e ciências que confirmam a importância da prática deliberada para obtenção de sucesso e de resultados excelentes. 

Portanto, aprenda a desenvolver essa estratégia como uma das ferramentas de produtividade e colocá-la em prática, segundo os tópicos a seguir.

Ter um objetivo muito específico

Quando não sabemos em qual lugar queremos chegar, fica difícil saber qual caminho percorrer, não é? Então, o primeiro passo é traçar um objetivo bem específico. Pense no que você quer alcançar, seja uma promoção, um emprego novo ou aperfeiçoamento em uma atividade que exerce. O importante é saber onde você quer chegar para poder começar a se planejar, que é o passo a seguir.

Se o primeiro objetivo que vier à sua mente ainda for muito abrangente, busque reduzi-lo a algo que você consegue visualizar e quase “tocar”. 

Por exemplo: ao invés de simplesmente dizer “quero receber uma promoção”, descreva o valor do salário e o cargo que você quer alcançar. Com essa descrição detalhada, ficará muito mais fácil de buscar por esse objetivo. 

Para isso, sugiro seguir a forma das metas SMART

  • específica;
  • mensurável;
  • atingível;
  • relevante;
  • temporal.

Se dedique para alcançar seu objetivo

Agora que o seu objetivo está traçado, chegou a hora de se dedicar para alcançá-lo. O plano de ação é uma ótima opção para se livrar de distrações, que podem te desviar do caminho e atrasar o sucesso. 

Para isso, finalize cada tarefa iniciada, dê o seu melhor e lembre-se sempre aonde você quer chegar e como cada ação é importante para que você alcance o resultado desejado.

Divida o seu plano de ação

Quando olhamos as tarefas como um todo, temos a sensação de que nunca vamos conseguir finalizá-la. Com isso, ficamos perdidos, sem saber por onde começar e acabamos procrastinando mais e mais. 

Para que isso não aconteça, divida sua atividade em mini tarefas. Assim fica mais fácil finalizar uma etapa por vez e, de quebra, a sensação de dever cumprido te deixará mais motivado para realizar as próximas. 

Esteja 100% focado

Realize suas atividades com o máximo de foco possível. Fique atento ao ambiente, absorvendo todas as instruções que lhe forem passadas ou observando o que faz que te traz melhores resultados e também corrigindo o que não está tão bom. Saber observar é um benefício que poucas pessoas possuem, e com certeza te fará diferente. 

Feedback é importante

Peça feedback para pessoas conhecidas e experientes. Eles podem apontar em quais pontos você deve melhorar, bem como elogiar o que você já está dominando. Se caso você não tiver a quem perguntar, faça uma retrospectiva de si mesmo executando a tarefa, com um olhar crítico. Se achar que pode melhorar em algo, comece já.

O feedback ideal é aquele imediato e que contém informações relevantes e adicionais. Ou seja, não demore muito para pedir feedback e busque entender onde pode melhorar, especialmente com visões e informações diferentes das que tinha anteriormente.

Aperfeiçoe e recomece

Sempre que aprender algo novo, seja com as suas observações ou com feedback, implemente as mudanças necessárias na sequência e recomece. Aqui o foco é colocar o mindset de crescimento na prática, executando de forma diferente e buscando melhores resultados.

Inverta as ordens

Quando a ordem natural não está trazendo resultados, não tenha medo de se reinventar. Trabalhe de forma diferente, olhando para o final e fazendo as coisas de trás para a frente. O importante é melhorar os processos e atingir o objetivo final.

Além disso, avalie o que outras pessoas fazem e que você pode incluir na sua rotina também. Melhor dar um passo para trás e depois dois para frente do que ficar parado no mesmo local.

Busque apoio

Ter uma rede de apoio para te motivar quando der vontade de desistir é fundamental para o sucesso. Grandes nomes sempre buscam motivação em parentes, cônjuges, filhos, amigos. 

Isso porque pessoas com rede de apoio costumam apresentar níveis de ansiedade e estresse menores, já que normalmente os problemas vão surgir, mas contar com o outro para desabafar, por exemplo, ajuda significativamente.

Desenvolva seu mindset para o sucesso! 

Ser mais produtivo e atingir objetivos pessoais são atitudes que não acontecem da noite para o dia, mas sim de múltiplas e repetidas ações que transformam as atividades em hábitos. Isso requer garra e determinação para não fugir do foco. 

Se tratando de trabalho, um dos maiores desafios do home office é saber priorizar tarefas,  se concentrar em um ambiente cheio de distrações, e saber o horário de desligar das atividades, o que requer muito autocontrole.

Portanto, lembre-se sempre que habilidades podem ser desenvolvidas e não é necessário ter nascido com talento para determinada atividade. Treinando com persistência e disciplina, aplicando a prática deliberada e buscando sempre ter um mindset de crescimento, você conseguirá alcançar o protagonismo da sua vida. 

Conte comigo para te ajudar a ter mais produtividade e avançar no processo de autoconhecimento. Baixe o Resumão da Produtividade e comece hoje mesmo a ser produtivo!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

0 resposta em “Mindset fixo e de crescimento: qual a mentalidade da pessoa produtiva?”

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?