Mundo VUCA e BANI: entenda como moldam o comportamento da sociedade

maio 18, 2022

Que o mundo está em constante transformação todos sabemos, e a tendência é que as mudanças aconteçam cada vez mais rápido. Nesse contexto, surgiram os conceitos de Mundo VUCA e BANI, o primeiro vários anos atrás e o segundo recentemente. 

Se você nunca ouviu falar desses termos e está se perguntando o que essas letras significam, não se preocupe! Foi pensando nisso que preparei este artigo para você entender a respeito dos Mundos VUCA e BANI e como eu posso te ajudar a lidar com as mudanças. Continue a leitura! 

Mundo VUCA e BANI: entendendo a origem do conceito 

Primeiro de tudo, entender a origem e o significado das siglas é fundamental para compreender a influência que elas possuem no comportamento da sociedade. 

O Mundo VUCA surgiu em um contexto de guerra, mais precisamente após a Guerra Fria. Ou seja, em um momento em que predominava uma instabilidade global. Nesta época, emergiu uma nova dinâmica com mudanças rápidas demais para acompanhar, além da  urgência por tecnologias capazes de solucionar situações complexas.

Dessa forma, quatro vertentes determinam esse novo cenário: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity), que formam o acrônimo VUCA.  

O conceito, adotado pelos militares, logo foi incorporado por empresas com o objetivo de orientar as decisões em meio às transformações aceleradas pela tecnologia. 

No início da pandemia de Covid-19, novas e grandes transformações aconteceram e foi criado  um novo conceito que retrataria melhor as mudanças da sociedade. Os adjetivos que compõem este conceito são os seguintes: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), formando assim o acrônimo BANI.  

Esses termos surgiram a partir da curiosidade de pesquisadores em criar teorias que descrevessem o momento vivido, cada um em sua época. Vou te explicar, a seguir, as características de cada um dos termos.

O que é mundo VUCA? 

Esse conceito está relacionado às eventualidades e velocidade em que as mudanças acontecem no mercado. 

Sabe a sensação de que as coisas estão acontecendo em uma velocidade tão rápida a ponto de não dar tempo de assimilar tudo? Esse é exatamente o que o Mundo VUCA significa.

O termo começou a ser empregado também no meio corporativo, já que as atualizações que acontecem de forma frequente podem tornar, de um dia para outro, as atividades exercidas por uma empresa ultrapassadas. 

Características do mundo VUCA 

As características do Mundo Vuca se baseiam em volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Para facilitar o entendimento, vou explicar, a seguir, letra por letra.

Volatilidade

Como falar de volatilidade sem pensar em Bauman? O sociólogo polonês já dizia, há muito tempo, que a modernidade é líquida, ou seja, nada é permanente e tudo está em constante mudança.

Bauman utilizou esse adjetivo para se contrapor a uma sociedade sólida, em que existia a segurança de um trabalho fixo, por exemplo, sem que o indivíduo precisasse se preocupar com o desemprego. Nessa sociedade, a pessoa que se adéqua ao meio, e não o contrário – o que acontece na modernidade líquida.   

Dessa forma, o conceito do sociólogo se assemelha à primeira letra do acrônimo. Com a tecnologia sempre inovando e os interesses em constante mutação, tentar se adequar ao que o consumidor deseja se tornou uma necessidade, e não mais um diferencial. 

Incerteza

Como não ter o sentimento de incerteza perante a volatilidade? Sabemos que as empresas trabalham com planejamentos e planos de ação que envolvem atividades futuras para administrar o tempo de execução de tarefas. 

No entanto, em um ambiente altamente mutável, qualquer ação que você tome agora pode se tornar obsoleta no dia seguinte ou surgirem novas ideias que deixem a sua para trás. Portanto, mesmo com os dados a seu favor, fica difícil visualizar o futuro próximo, já que as novidades surgem na mesma velocidade com que são substituídas. 

Complexidade

Assim como uma teia de aranha se abre para todos os lados, as ações podem ter desdobramentos incontáveis. A complexidade se dá nesse momento, onde as informações se ligam de forma embaraçosa, que talvez seja de difícil compreensão. 

Ambiguidade

Somando todos os atributos que falei anteriormente, a ambiguidade é dissociável do Mundo VUCA. Isso porque, em determinadas situações não existirá apenas uma resposta correta, pois pessoas são diferentes e possuem pensamentos, gostos e peculiaridades. 

Entre o certo e errado, você sempre terá que tomar uma decisão, normalmente baseada em sua vivência e valores. Tornando assim produtos e serviços ambíguos e, porque não dizer, líquidos. 

Como o Mundo Vuca se relaciona à realidade das empresas? 

Querendo ou não, tanto as empresas de pequeno porte, quanto as de grande porte são afetadas pelo Mundo VUCA. Para que você entenda melhor, considere a seguinte  situação: uma multinacional pode atrapalhar corporações de porte médio a vender seus produtos, uma vez que a mesma não terá a variedade e estrutura de uma empresa tão grande. 

Em compensação, essa mesma multinacional pode auxiliar um pequeno negócio, por meio das suas vendas online, oferecendo produtos que servirão para a expansão de suas atividades. 

Viu só como tudo tem dois lados? Então, estar disposto e aberto às mudanças, apostando todas as hard e soft skills de seus colaboradores e empenhando o máximo de energia nos planos de ação, pode ser uma forma de driblar as adversidades do Mundo VUCA e trilhar um caminho único e próspero. 

O que é mundo BANI?

Com o avanço da pandemia e isolamento social, o termo BANI se tornou mais popular do que se podia imaginar. Isso porque, ele traduz exatamente o que estamos vivenciando atualmente. 

Vamos compreender o que representa cada uma das palavras? Continue a leitura! 

Características do Mundo BANI  

Frágil 

Estamos vivendo um momento muito frágil, principalmente após a Covid-19, devido à incerteza que assola a sociedade (seja na taxa de desemprego, queda na economia ou mesmo o raciocínio do mercado). 

O fato é que você deve estar preparado para essa situação da melhor forma possível: com um plano B.  

Ansioso

O senso de urgência que estamos vivenciando na sociedade imediatista, onde as decisões devem ser tomadas instantaneamente, acaba desencadeando a ansiedade. 

Isso porque a incerteza de estar optando pela escolha certa provoca sentimentos de tristeza e angústia. Afinal, em um mundo pandêmico, qualquer decisão pode ser decisiva: me isolar ou não? Voltar a trabalhar ou não? A incerteza ocasiona a ansiedade, é fato. 

Não linear

Se tratando do mundo dos negócios, inúmeras tarefas são inerentes ao nosso conhecimento, porque estão sendo criadas e colocadas em prática ao mesmo tempo. Dessa forma, fica praticamente impossível ter o controle de tudo. Porém, não se engane: devemos sim, nos adequar e mudar para fazer parte da nova realidade.

Incompreensível

Os sistemas de hoje nos permitem coletar dados que auxiliam na interpretação de resultados obtidos nos negócios. Entretanto, em algumas situações, apenas dados não são possíveis, já que somos humanos e estamos mudando de opinião a todo momento. Por isso, mesmo com tecnologias de ponta, às vezes nos sentimos perdidos. Mas, está tudo bem, ok? 

Como as empresas podem se preparar para o mundo BANI?

O Mundo Bani pode apresentar um cenário negativo, entretanto ele dá a oportunidade para os empreendimentos se estruturarem de maneira que consigam atingir o melhor resultado possível. 

Então, para se preparar para esse cenário, o principal passo é manter as equipes unidas, estimulando a cultura de colaboração, onde cada funcionário depende do outro para finalizar um trabalho. 

Além disso, contar com tecnologias que facilitam a compreensão e execução do trabalho, automatizando processos que levariam horas para serem feitos, é uma forma de compreender o incompreensível. 

Mundo VUCA x Mundo BANI: qual a relação entre os conceitos?

O Mundo VUCA surge em um contexto completamente diferente do nosso atual, pois se passa em um período pós-guerra, em que diversas forças transformam o mundo de formas diferentes. Portanto, eles passaram o recado de que viver de forma sólida não era mais viável.

Da mesma forma que fomos evoluindo, instintivamente o VUCA se transformou no BANI, reproduzindo os sentimentos de ansiedade e incerteza vivenciados por todos. Dessa forma, só o fato de identificar essa mudança já é uma ação positiva.  

Se tratando do BANI no ambiente empresarial, existem algumas ações que podem ser praticadas no dia a dia para minimizar os efeitos do termo. Algumas delas são: ser mais empático com os colaboradores e clientes, e, até mesmo com os concorrentes.

No âmbito da ansiedade, o que pode ser feito é trabalhar o mindfulness, incentivar o cuidado com a saúde mental dentro do negócio por meio de melhores acordos, processos e gestão do tempo, mais flexibilidade e clareza das ações, momentos de descanso, days off ou incluir um sistema híbrido.

A verdade é que o Mundo BANI, mesmo sendo mais assustador que o VUCA, não passa de uma oportunidade de adquirir novas habilidades, compreender as mudanças e garantir a produtividade no trabalho.

E como lidar com a mudança? 

O primeiro passo para lidar com qualquer mudança, seja ela no trabalho ou na vida pessoal, é exercendo o autoconhecimento. Para isso, se questione se está pronto para enfrentar todas as situações do mundo BANI e  VUCA. 

Além disso, saber organizar e gerir suas tarefas, ter autogestão, fazer bom uso das ferramentas, ter bons processos e acordos instaurados fazem toda a diferença.

Se pensamos nisso de forma individual, com certeza podemos entender que capacitar todo o time nesse sentido produz melhores resultados, não é mesmo? Saiba que os treinamentos de forma coletiva facilitam o aprendizado e a implementação pode se dar de forma mais sustentável.

Gostou do conteúdo que produzi? Então, conte comigo para auxiliar você e sua empresa a criar melhores processos e gerir melhor o tempo de vocês para estarem preparados para o mundo que vivemos, com mais qualidade de vida e tempo para inovação. 

Clique aqui e conheça meus serviços, para que possamos transformar a produtividade da sua empresa.

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

0 resposta em “Mundo VUCA e BANI: entenda como moldam o comportamento da sociedade”

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?