Aprenda a fazer um mapa mental e organizar sua vida

janeiro 31, 2022

Quando estamos falando sobre organização e produtividade, precisamos buscar ferramentas que nos auxiliem a alcançar nossos objetivos. É pensando nisso que resolvi produzir um conteúdo sobre o que é um mapa mental e como fazê-lo.

Esta técnica é muito conhecida por aqueles que desejam estruturar melhor seus estudos, trabalhos ou qualquer outra coisa que exija organização.

Quer descobrir se ele faz sentido para você? Então confira nas próximas linhas tudo sobre mapa mental!

Mas afinal de contas, o que é um mapa mental e como fazer?

A primeira vez que este termo foi apresentado ao público, foi durante uma série chamada Use Your Head, da BBC, no ano de 1974. Neste capítulo, o psicólogo Tony Buzan apresentou esta técnica de memorização e organização.

A ideia é utilizar uma palavra-chave no meio de uma página e então, ir expandindo palavras relacionadas com o tema, de modo que vire uma espécie de árvore radial de palavras.

Assim, surgiu o Mapa Mental, uma ferramenta que auxilia o cérebro a elaborar o raciocínio lógico e armazenar conhecimento sobre determinado assunto, o que o tornou muito utilizado por estudantes e profissionais que trabalham com criatividade.

Vale ressaltar que hoje profissionais de diversas áreas já utilizam o Mapa Mental para melhorar a administração de suas ideias para os projetos.

A origem dos mapas mentais

Conforme mencionei anteriormente, a primeira pessoa que utilizou esse termo em público foi o autor Tony Buzan. Porém, essa forma de estruturar o pensamento já surgiu muito antes.

Existem teorias que dizem que no século III, já havia mapas mentais. Mas, além disso, também existem registros de pensadores famosos que utilizaram uma espécie de mapa mental para estruturar suas ideias, são eles:

  • Michelangelo; 
  • Leonardo da Vinci; 
  • Marie Curie;
  • Albert Einstein;
  • Mark Twain;
  • Thomas Edison;
  • entre outros.

No entanto, certa vez Buzan anunciou que teve inspiração do matemático Alfred Korzybski, que dizia que as pessoas absorvem as informações não necessariamente de maneira linear.

Os benefícios e usabilidade dos mapas mentais

Os mapas mentais são poderosos exatamente por organizar nossas ideias de forma simples e lógica e por proporcionar uma visão geral do tema em uma única página. Também por esta característica ele é de fácil compartilhamento.

Como nossos pensamentos não seguem uma maneira linear, seu sistema distribuído ajuda aqueles que estão difusos a fazerem mais conexões e, assim, facilita a criatividade. 

Da mesma forma, quando feito de forma manual, o fato de ter que sintetizar o conteúdo em palavras chaves e temas centrais facilita muito a memorização e é por isso que diversos estudantes o utilizam para resumos e revisões de conteúdos.

Como o mapa mental pode ser um compilado de qualquer assunto, ele também pode ser utilizado para diversas situações. Confira aqui alguns exemplos de quando você pode utilizar o seu mapa mental:

  • fazer brainstormings;
  • criar conteúdo;
  • fazer planejamentos;
  • organizar ideias de reuniões;
  • estudar;
  • traçar objetivos;
  • apresentar propostas;
  • organizar ideias no geral;

O passo a passo para saber o que é um mapa mental e como fazer

Para aqueles que desejam saber o que é um mapa mental e como fazer, chegou a hora de eu te explicar passo a passo como estruturá-lo. Confira abaixo:

1. Determine o tema principal

Para saber o que é um mapa mental e como fazer, antes de tudo você precisa ter noção do que será abordado nele. Ou seja, qual é o tema principal.

Digamos que você está estudando empreendedorismo e quer compreender as diferentes formas de empreender. Nesse caso, o tema principal será a própria palavra “empreendedorismo”, ou até “investimentos”, por exemplo.

Uma dica que tenho para você é escrever a palavra-chave que melhor representa o tema no meio da página. A partir daí você irá estruturar o seu mapa.

2. Escolha os principais subtópicos

Agora que você já sabe o que é um mapa mental e também já definiu o tema, precisa elencar quais são os pontos que não podem faltar. Normalmente, são escolhidos em média 4 subtópicos.

Escreva essas palavras em cada diagonal da palavra-chave principal e trace um risco ou uma seta apontando para elas.

De preferência, escreva os subtópicos com cores diferentes daquela que você escreveu a primeira palavra. Isso ajuda na organização do cérebro ao visualizar o mapa completo.

3. Escreva outras palavras relacionados à cada subtópico

Assim como você fez no tópico anterior, destrinche ainda mais o tema que você escolheu. Pense em palavras que se relacionem com cada um desses subtópicos que você escreveu.

Não existem limites que você pode colocar. Inclusive, se precisar, você pode colocar mais palavras relacionadas com essas que você já colocou. Expandindo ainda mais o seu mapa.

4. Utilize de recursos visuais para memorizar

Agora que você já tem o seu mapa mental estruturado, vale utilizar recursos visuais para conseguir memorizar de maneira mais eficaz o que está sendo abordado.

Uma dica é escolher a palavra mais importante de cada subtópico e fazer um desenho simples. Assim, quando você bater o olho, já vai lembrar o que aquilo aborda.

5. Estabeleça uma ordem para cada agrupamento

Caso você esteja montando seu mapa mental para estruturar um texto, vale a pena sequenciar a ordem de cada agrupamento, para você saber como utilizar as informações.

Dicas bônus

  • antes de estruturar o seu mapa, leia e se informe bastante sobre o tema, isso ajuda a encontrar boas palavras;
  • para você ter mais fluidez, coloque a folha na horizontal;
  • sempre opte por palavras curtas, elas melhoram a leitura do mapa;
  • comece colocando o tema principal no centro da folha, para depois ir estruturando as outras palavras em volta;

Os mapas mentais são excelentes ferramentas de sintetização e memorização. Geralmente, recordamos melhor quando escrevemos. Mas você também pode aproveitar bastante as ferramentas que oferecem esse recurso.

Ferramentas para criar seu mapa mental online

Apesar de muita gente preferir montar o Mapa Mental de maneira manual, existem diversos programas e aplicativos que podem te auxiliar a saber o que é um mapa mental e como fazer.

Isso pode ser muito útil para aqueles que não gostam da própria letra ou então que não possuem a habilidade de desenhar, mas não abrem mão de ter um mapa bonito

Além disso, ter mapas mentais nas ferramentas digitais te permite criar um histórico que estará disponível para você na nuvem em qualquer lugar. Eu hoje tenho vários mapas mentais de conteúdos que são muito importantes para mim e saber que posso acessá-los e modificá-los facilmente é um grande diferencial.

Vou sugerir algumas ferramentas, mas quero reforçar essa recomendação de uso para qualquer ferramenta de trabalho ou que te auxilie na sua produtividade: utilize-as no computador, pois você terá melhor usabilidade das suas funções e mais eficiência também. 

Mindmeister

Este é um aplicativo disponível para web, Android e IOS, que permite que o usuário faça um mapa mental online. Ele é específico para mapas mentais e possui diversas funcionalidades que vão desde alterar cores e inserir ícones visuais, imagens e vídeos a alterar a estrutura padrão para outros alinhamentos, como organograma, por exemplo. 

Ele também permite o compartilhamento e apresentação dos materiais com outras pessoas, tornando o estudo mais colaborativo. Uma das funções que mais gosto é poder mostrar ou esconder alguns blocos e poder assim, alterar a forma como visualizo um mapa gigante.

Inclusive, esta é a ferramenta que eu uso desde 2018. Utilizo para organizar meus pensamentos e criar os conteúdos que passo em minhas lives, palestras e cursos. Por isso, é a opção que eu mais indico aos meus alunos e leitores.

FreeMind

Já o FreeMind é um software desenvolvido em Java e só é possível acessá-lo por computadores. Ele está disponível para Microsoft Windows, macOS e Linux.

Ele permite que o usuário crie Mapas Mentais grandes e complexos, de uma maneira muito simples e eficiente.

Coggle

Este programa está disponível tanto para versão desktop, quanto para aplicativos de smartphones. No entanto, possui mais recursos e funcionalidades na versão para computador. 

Assim como os anteriores, ele também é específico para mapas mentais e possui diversas configurações, mas não possui a opção de clicar para expandir ou diminuir os blocos.

Mind Node

Apenas disponível para iOS, o Mind Node é uma ferramenta muito simples e fácil de usar. Perfeita para aqueles que procuram praticidade na hora de montar o Mapa Mental.

Miro

O Miro é uma plataforma online para construção de ideias colaborativas. Nele, você pode criar diversos quadros e compartilhar com quem quiser, colando notas, post its virtuais, arquivos e esquemas conforme desejar. 

Além de diversas funcionalidades, o mapa mental também é uma delas. Possui apenas algumas limitações frente as ferramentas específicas para ele, mas é também muito prático e utilizado.

Canva

O Canva é um programa focado no design e desenvolvimento de peças gráficas. Não recomendo para criar seu mapa mental e tirar suas ideias da cabeça, mas é ideal para aqueles que querem exibir um mapa mental em alguma apresentação e caprichar nos recursos gráficos.

 

Ao longo desse conteúdo você deve ter percebido que existem diversas utilidades para o Mapa Mental. Há aqueles que usam para estudar, outros para organizar algum pensamento e até aqueles que querem estruturar uma nova ideia no trabalho.

Independente de qual seja a utilização, existe um motivo que leva as pessoas a escolherem essa ferramenta: organização.

Quando estamos falando de projetos e metas profissionais, é muito importante buscar formas de conseguir alcançar nossos objetivos. E algumas delas, podem ser consultorias e cursos voltados para gestão das nossas tarefas diárias.

Se você quer saber um pouco mais sobre como eu posso te ajudar nesse sentido, acesse agora mesmo o meu site e confira todos os meus serviços!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

0 resposta em “Aprenda a fazer um mapa mental e organizar sua vida”

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?