O que são hábitos saudáveis e como influenciam a produtividade?

março 21, 2022

Você deseja melhorar sua produtividade, mas não abre mão de uma boa qualidade de vida? Sem ter uma instrução e organização adequada, isso pode ser um desafio. E é por isso que te apresentarei o que são hábitos saudáveis e como desenvolvê-los no seu dia a dia.

Para isso, abordarei a importância, exemplos e benefícios que uma rotina focada na saúde pode trazer tanto para a sua vida pessoal quanto para a profissional. Confira!

A importância de hábitos saudáveis

Seja para alcançarmos nossos sonhos e objetivos, ou para termos mais bem-estar na nossa vida, precisamos inserir hábitos saudáveis no nosso cotidiano.

Mas antes de tratar diretamente sobre hábitos saudáveis, quero te perguntar: você sabe o que é um hábito?

Apesar de ser uma palavra bastante usada, muitas pessoas não sabem ao certo o que significa esse conceito. Por isso, no próximo tópico abordarei melhor o significado dessa palavra.

O que são hábitos?

Uma definição que gosto muito sobre esse tema e costumo me inspirar é a do James Clear, ao pontuar o seguinte: “um hábito é uma rotina ou comportamento que é realizado regularmente — e, em muitos casos, de modo automático”.

Desse modo, o poder do hábito é nos fazer gerar resultados, gastando o mínimo de energia possível, o que nos ajuda a automatizar processos e facilitar o nosso dia a dia.

Esse é exatamente o grande benefício dos hábitos e o que faz eles serem tão importantes para a nossa vida.

O que são hábitos saudáveis?

Os hábitos saudáveis são aquelas práticas constantes que nos ajudam a alcançar um ou mais benefícios em nossa vida sem gastar tanto esforço. Essa melhoria pode ser tanto no nosso bem-estar físico, quanto no mental. Eles também tem a ver com o biohacking, incluindo uma rotina saudável o suficiente para que seu corpo e sua mente estejam sempre no melhor estado para executar suas tarefas com eficácia e eficiência.

Por isso, é importante refletir a respeito dos hábitos que temos na nossa vida:

  • caso eles sejam negativos, serão muito prejudiciais para o nosso desenvolvimento;
  • mas se forem positivos, podem nos ajudar consideravelmente.

Inclusive o autor que mencionei acima, James Clear, escreveu o best seller “Hábitos Atômicos”, que fala como os hábitos podem, em um primeiro momento, parecer pequenos, mas que geram grandes resultados em nossas vidas. Ou seja, pequenas mudanças fazem grandes diferenças.

James Clear também traz o conceito sobre ser 1% melhor diariamente. Para eu poder te explicar melhor isso, vamos para um exemplo:

Digamos que você queira melhorar o seu nível de inglês. Se você treinar diariamente e melhorar 1% a cada prática, você chegará ao final do ano 37 vezes melhor do que quando começou. Como sabemos disso? Aplicando a equação matemática: 1^1,01. Ou seja: você hoje é 1, e está elevado a 1,01, que seria a multiplicação contínua da sua melhoria de 1%.

Outra ideia que eu gosto muito desse autor, é de que os hábitos são os juros compostos do aperfeiçoamento. Afinal de contas, os resultados que conquistamos vão sendo acumulados exponencialmente a cada dia.

Com o tempo, isso vai nos ajudar a conquistar aquilo que desejamos, sem precisarmos de grandes sacrifícios. 

Mais um conteúdo que James Clear traz é a questão das metas e dos sistemas. Para o autor, as metas são importantes, mas servem apenas para nos direcionar. Já o sistema é o que realmente garante o progresso.

Mas o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta, te convido a refletir sobre uma questão comigo. Numa prova de natação, por exemplo, todos os competidores possuem a meta de serem campeões, certo?

Mas se o nadador cria um sistema de treinamento, de concentração, ou seja lá do que for necessário para alcançar seu objetivo, é possível que o resultado seja positivo.

Exemplos de hábitos saudáveis para você colocar em prática

A última dica que trarei do autor acima é de que devemos focar em quem queremos nos tornar e não apenas com o objetivo ou meta que acabará rápido. É preciso pensar em uma mudança permanente.

Vale ressaltar que é exatamente esse ponto que abordo no meu curso Produtividade Sincera. Nele, explico e ensino como você pode organizar melhor sua rotina e criar hábitos saudáveis para alcançar seus objetivos e ter uma vida mais plena.

Inclusive, é importante notar que hábitos saudáveis muitas vezes acabam “puxando” outros. Por exemplo, digamos que você quer se exercitar mais, com isso, você acaba cuidando também da sua alimentação, da hidratação, alongamentos, etc.

Agora que você já sabe o que são hábitos saudáveis e como eles podem te ajudar no dia a dia, apresentarei aqui alguns exemplos que podem melhorar sua vida.

Durma bem e tenha sono de qualidade

O primeiro hábito saudável que resolvi abordar foi o de dormir bem. Aposto que você já sentiu o impacto de uma noite mal dormida no seu dia a dia, certo?

Saiba que já existem estudos que abordam os malefícios da privação do sono. Um deles foi publicado pela revista Biomotriz, e mostrou que o sono é essencial para o funcionamento e saúde do corpo e não dormir bem pode gerar problemas cognitivos e metabólicos.

Ou seja, pode atrapalhar todos os afazeres que você precisa realizar no seu dia, interferindo diretamente no resultado das suas tarefas.

Faça exercício físico com frequência

Outro ponto que costumo abordar no meu curso é a importância de qualquer trabalhador ou estudante inserir atividades físicas na sua rotina.

Os benefícios são diversos, como auxiliar em uma melhor noite de sono e na produção de serotonina, substância causadora do bem-estar.

Mas, além disso, um estudo publicado na revista científica Medicina Ambulatorial apontou que a prática regular de exercícios também diminui o estresse, a ansiedade e a depressão.

Inclusive, segundo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), esses transtornos mentais são a 3ª maior causa de afastamento de funcionários por problemas de saúde.

Além do exercício, também é muito importante realizar pausas no trabalho para alongar. Isso evitará que você tenha problemas nas articulações e na sua coluna.

Tenha uma boa alimentação

Ter uma alimentação saudável é crucial para podermos garantir o bom funcionamento do nosso organismo. Vale ressaltar que isso não impacta apenas na saúde do nosso corpo, mas também da nossa mente.

Afinal de contas, o bom funcionamento do nosso cérebro está diretamente ligado com os nutrientes que ingerimos em nossas refeições. 

Inclusive, um estudo publicado pela revista Nutrients, apresentou que estudantes universitários que tiveram uma alimentação mais saudável, tiveram melhores resultados acadêmicos e menos chances de desenvolver transtornos mentais.

Tenha um planejamento de rotina

Quando eu falo a respeito de hábitos saudáveis que nos auxiliam na produtividade, este é um dos conceitos que considero mais importantes.

Para mim, o planejamento de rotina envolve três aspectos:

  • essencialista — ou seja, precisamos de autoconhecimento e entendimento sobre o que realmente queremos com aquela rotina;
  • realista — infelizmente, é muito comum supervalorizarmos nosso poder de execução e subestimamos a complexidade das tarefas, o que pode resultar em frustração por não completar nossos objetivos;
  • humanizado — precisamos ter muito claro que nós somos nossa principal ferramenta. Se não estivermos bem, sem energia, não vamos conseguir executar nossas tarefas.

Portanto, planeje sua rotina levando em consideração esses pontos e pensando em como tirar o melhor proveito dela.

Promova o autoconhecimento e inteligência emocional

Quando nos conhecemos melhor podemos compreender em quais momentos do dia temos mais energia e assim entendemos como podemos ser mais produtivos.

Aqui eu te pergunto: você já parou para refletir a respeito de quando tem mais disposição para enfrentar suas tarefas diárias? 

Isso é muito importante para conseguir definir uma lista de prioridades na sua rotina. Inclusive, isso é algo que eu sempre trato no curso e mentorias que ministro. 

Por exemplo, se você tem mais ânimo logo de manhã cedo, é nesse momento que deverá realizar as tarefas mais difíceis que possui no seu dia. Já nos períodos em que tiver menos energia, você pode descansar, relaxar ou fazer as atividades mais simples.

Como começar a criar hábitos saudáveis?

Como você já observou, os hábitos impactam diretamente nos nossos resultados. Então é muito importante observar quais hábitos você está mantendo, para colocar os positivos e retirar aqueles que te atrapalham.

Até aqui eu abordei sobre os hábitos saudáveis, mas ainda não mencionei como realmente colocá-los em prática. Pois, chegou a hora de compreender como realmente criar hábitos saudáveis.

Para isso, separei cinco dicas, confira!

1. Liste seus objetivos: quais hábitos você quer desenvolver e em qual ordem

Para criar um hábito saudável, é preciso organização. Por isso, eu sempre indico realizar uma lista dos hábitos que você deseja desenvolver.

Isso irá te auxiliar a compreender melhor o que é prioridade na sua vida hoje.

Digamos que você queira desenvolver os hábitos de se exercitar, estudar e ler todos os dias. Já te adianto que isso tudo não será conquistado de um dia para o outro.

Portanto, o ideal é colocá-los em uma ordem de prioridades, para que você consiga estabelecer metas concretas de como desenvolvê-los.

Por exemplo, na primeira semana você vai se exercitar 3 vezes na semana. Após o período de adaptação dessa rotina, você insere os estudos, na mesma frequência. O mesmo com a leitura.

Assim, você consegue inserir esses três hábitos aos poucos e quando eles estiverem mais estabelecidos na sua rotina, é a hora de aumentar a frequência.

2. Escolha! Desenvolva um por vez

Após definir seus objetivos no papel, é a hora de escolher os que você julga mais importantes. A minha sugestão é priorizar aqueles que vão te ajudar a regular sua rotina de modo geral, como, por exemplo:

  • dormir bem;
  • atividades físicas;
  • estipular horários para suas atividades.

3. Crie uma rotina que contemple esses hábitos

Agora que você já determinou quais são os principais hábitos que deseja desenvolver, é preciso encontrar um modo de encaixá-los no seu dia a dia.

Para isso, crie uma rotina onde você possa inseri-los. Uma dica é utilizar um hábito já existente para ativar o gatilho de outro.

Digamos que você queira desenvolver o hábito de leitura. Para isso, você pode definir que irá ler diariamente após lavar a louça do almoço.

Esse é apenas um exemplo, você pode utilizar a tarefa que desejar para criar o gatilho para aquela prática que deseja desenvolver.

4. Experimente!

Já que você está disposto a desenvolver algo novo em sua vida, aproveite o momento para também testar coisas novas, como hobbies, rotinas e oportunidades.

4.1 Crie hobbies e oportunidades

Você sabia que um hábito saudável pode virar um hobby? Nos meus anos ministrando cursos e mentorias, já vi diversas pessoas que começaram a se exercitar, ler mais e até estudar porque desejavam desenvolver alguma área na sua vida, e acabaram gostando muito dessas atividades.

4.2 Experimente horários e rotinas diferentes — até entender qual é a que funciona melhor para você

Quer desenvolver um hábito saudável, mas não sabe muito bem como? Essa é a hora de experimentar! Se o seu desejo é ter uma melhor noite de sono, por exemplo, poderá testar horários diferentes, até encontrar aquele que melhor funciona para você.

4.3 Fique de olho na saúde mental

Sempre preste atenção em como está sua saúde mental. Não adianta nada forçar um hábito, se aquilo está te fazendo mal de alguma forma.

Vá com calma e respeite seu tempo.

5. Cultive laços sociais positivos

Destinar um tempo para ver, sair ou apenas conversar com seus amigos e familiares é muito bom e te ajuda na jornada que é construir um hábito saudável.

Afinal de contas, você estará se “desligando” um pouco do trabalho e ainda terá uma rede de apoio para aqueles momentos que precisar.

Utilize o Habit Tracker para manter e monitorar seus hábitos!

Em tradução livre habit tracker significa “rastreador de hábitos”. Ele é uma ferramenta, geralmente inserida em um planner, onde você pode anotar para monitorar se realmente está conseguindo desenvolver determinado hábito.

Digamos que você quer se exercitar mais. Então você irá marcar no habit tracker os dias que conseguiu realizar essa tarefa. 

Depois de um tempo, você analisa a frequência, para concluir se realmente conseguiu desenvolver aquele hábito.

Como pode ter notado, desenvolver um hábito saudável não é tarefa tão simples, mas com organização, determinação e seguindo essas dicas que eu partilhei, pode sim, ser alcançado.

Caso você queira um habit tracker para auxiliar no desenvolvimento de um hábito saudável, te convido a conhecer o Planner Organização Sincera.

Ele serve para o planejamento anual e segue a metodologia do meu curso Produtividade Sincera. Nele você encontra as ferramentas necessárias para conseguir gerir sua rotina com eficiência. Assim, você consegue criar hábitos saudáveis da maneira mais eficiente possível!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

4 respostas em “O que são hábitos saudáveis e como influenciam a produtividade?”

Os comentários estão desativados.

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?