Como equilibrar a vida pessoal e profissional?

dezembro 2, 2021

Se antes da pandemia o desafio de como equilibrar a vida pessoal e profissional já era uma questão importante, hoje mais do que nunca é preciso redobrar os cuidados.

Uma pesquisa da empresa de seguros Maxis GBN revelou que, em média, os brasileiros trabalham 18 horas extras por mês. O levantamento ainda apontou que 35% dos trabalhadores afirmam que equilibrar vida pessoal e profissional é o maior motivo de estresse.

Não é à toa que muitas pessoas se encontram: 

  • esgotadas; 
  • estressadas; 
  • improdutivas; 
  • com síndromes de burnout e outros distúrbios. 

Sendo assim, reuni neste artigo algumas dicas sobre como ter uma vida balanceada e equilibrá-la de maneira eficiente. Continue a leitura!

A importância de encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

O peso do trabalho na vida das pessoas varia de acordo com valores e aspectos culturais, que são diferentes ao redor do mundo. Independente da forma como cada cultura interpreta a importância do trabalho e sua carga horária, saber balancear com a vida pessoal e trazer momentos de autocuidado para o dia a dia irá afetar na produtividade de qualquer indivíduo.

Quando falamos no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estão inseridos vários pontos relevantes de nossas vidas, como:

  • os cuidados com a carreira; 
  • as relações trabalhistas; 
  • os relacionamentos pessoais; 
  • a saúde do corpo e da mente;
  •  e as relações familiares. 

Nesse sentido, é preciso dispor de tempo e disposição para conciliar todos esses aspectos.

Com a pandemia, tudo isso passou a ser misturado, principalmente quando o home office passou a ser difundido rapidamente.

Além de dar conta das tarefas do cotidiano de uma organização, as pessoas têm se desdobrado para atender às diversas demandas que envolvem pessoal e profissional em um mesmo espaço.

Contudo, é preciso saber priorizar da maneira correta todos esses aspectos para não desequilibrar o dia a dia, seja ele na empresa ou em casa. 

Seja para trabalhos intelectuais ou que envolvam esforços físicos, é essencial:

  • cuidar da saúde;
  • manter uma boa alimentação e hidratação do corpo;
  • ter momentos de relaxamento e lazer;
  • foco nas atividades que estão sendo executadas, evitando ao máximo as distrações.

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional está justamente em reconhecer as suas necessidades e saber direcionar os seus esforços corretamente para não se sobrecarregar em algo que trará resultados passageiros.

A exaustão em tempos de home office

O que para muitas pessoas pode representar a liberdade e flexibilidade de se trabalhar em qualquer lugar com acesso à internet, para outras é sinônimo de excesso de jornada trabalhista e acúmulo de obrigações.

Isso porque a pandemia evidenciou para diversos trabalhadores que, além da quarentena e dos cuidados para a não proliferação do COVID-19, é preciso equilibrar a vida pessoal e profissional, mesmo em casa.

O ponto que quero trazer aqui é, primeiramente, quanto ao horário de trabalho. É essencial estabelecer um limite para o horário diário de trabalho e fazer bons acordos em relação aos prazos de forma saudável e realista.

Do contrário, é muito possível que você rapidamente se encontre no cenário que vive a maioria dos brasileiros: segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association, o Brasil é apontado como o 2º país com maior número de pessoas afetadas pelo Burnout.

Conhecida também como síndrome do esgotamento profissional, o problema aparece quando há uma exaustão física e mental, associada ao excesso de trabalho e acompanhada de diversos sintomas como mudanças de humor e comportamento.

A romantização do workaholic

Além disso, existe um outro termo importado que também deve receber um alerta: o workaholic. Esse termo é utilizado para referir-se a pessoas que gostam tanto de trabalhar ou que praticam tanto essa atividade, que são consideradas viciadas em trabalho.

No entanto, é preciso ter atenção a isso. Geralmente esse contexto representa uma carga horária de trabalho superior a 18 horas por dia, onde muitos trabalhadores deixam tarefas pessoais importantes em segundo plano devido ao comprometimento exagerado com o trabalho.

O corpo irá comunicar rapidamente os sinais. O que pode começar com uma simples dor nas costas pode se intensificar ao ponto de modificar rapidamente o humor, deixando as pessoas mais irritadas, estressadas e com problemas de saúde.

Devido ao excesso de tarefas, o organismo passa a trabalhar em uma espécie de modo de defesa. Isso acaba causando uma sensação constante de medo e insegurança.

Além disso, se engana quem pensa que trabalhar mais é ser mais produtivo. Muitas vezes pelo excesso de trabalho nós prejudicamos a saúde do corpo e da mente aos poucos, acreditando que esses esforços trarão resultados lá na frente. Mas o que acontece é o contrário.

Para o funcionamento ideal do nosso corpo e uma melhor produtividade, é preciso estar atento a:

  • Estabelecer pausas;
  • Cuidar da alimentação;
  • Ter uma boa noite de sono.

7 dicas para balancear vida pessoal e profissional

Agora que você já entendeu a importância de equilibrar a vida pessoal e profissional para evitar o esgotamento físico e mental e aumentar a produtividade, reuni algumas dicas para te ajudar a balancear tudo isso.

Tenha em mente que essas não são soluções mágicas e que é preciso construir alguns hábitos. Mesmo assim, essas dicas podem ajudar, confira:

Reserve um local adequado de trabalho

O primeiro ponto é reservar um local adequado para a realização das suas atividades.

Mesmo que a sua realidade seja a do trabalho remoto, separe um local bem iluminado e com boa circulação de ar, além de equipamentos adequados como um bom assento, para que o seu corpo não realize esforços maiores do que realmente necessita.

Minha dica é que você: 

  • organize o seu espaço para que ele esteja livre de distrações;  
  • deixe por perto itens essenciais como água e os equipamentos que você precisa.

Assuntos de trabalho apenas em horário de trabalho

A segunda dica para equilibrar a vida pessoal e profissional é entender o que diz respeito ao trabalho e à sua vida, evitando trazer problemas de um lado para o outro e confundindo os horários de cada um.

Procure separar bem esses momentos, principalmente no home office. Além de cumprir o horário adequado de trabalho, direcione os seus esforços na realização das suas tarefas.

Ao terminar a sua jornada, deixe para o próximo turno todas as questões que envolvem as suas atividades laborais. Minha dica aqui é que você procure estar com a família, amigos ou fazendo algo que te faça bem, como a prática de exercícios físicos, curtir um momento de lazer ou mesmo ficar só e meditar. O importante é separar e não se envolver com o trabalho nesses momentos.

Uma super dica para quem trabalha com o WhatsApp é separar o pessoal do profissional. É possível ter 2 aplicativos no seu celular, sendo um o WhatsApp normal e, o outro, o WhatsApp Business. Além disso, evite trabalhar no celular. Na hora de trabalhar, foque em estar no seu ambiente de trabalho, sentado e utilizando o computador, será mais confortável e eficiente, pois você evita se distrair com as coisas pessoais no seu celular e seu corpo entende que é hora de concentração!

Evite aquilo que está roubando seu tempo

Outra dica bem importante é gerir bem o seu tempo e se livrar das distrações. O primeiro passo é fazer um levantamento de tudo aquilo que não está agregando valor ao seu trabalho.

Preste atenção em como seu tempo está distribuído e como as suas funções estão sendo exercidas dentro do seu horário de trabalho, organizando as atividades por ordem de prioridade e deixando de lado as distrações.

Além disso, esteja atento a como você utiliza e dedica o seu tempo às atividades do trabalho, à sua carreira e ao seu cuidado consigo mesmo. Dessa forma é possível entender melhor os seus limites e conciliar melhor o tempo para cuidar da saúde da mente e do corpo.

Diga não 

Esta é uma tarefa muito difícil para diversas pessoas, principalmente porque existe o medo de serem incompreendidas ou interpretadas como alguém preguiçoso.

No entanto, é essencial saber os seus limites e aceitar que nem sempre será possível executar tudo. O acúmulo excessivo de tarefas não é saudável para a sua produtividade e nem para a sua saúde. É preciso estar consciente do que você realmente dá conta e do que de fato te trará resultados.

Para isso, minha dica é praticar a sua gestão do tempo, pois com ela você terá mais clareza do que é importante e factível e também do que você deve dizer não. Não absorva mais tarefas do que você consegue realizar.

Faça exercícios físicos

Esta dica não é novidade para ninguém, no entanto, com a pandemia a questão ficou um pouco mais complicada que antes. Ainda assim, lembre-se da importância dessa prática e se esforce para fazer mesmo estando dentro de casa.

Segundo a pesquisa liderada pela Inesul, a atividade física tem impacto direto na nossa disposição, equilibra o nosso corpo, libera importantes hormônios necessários inclusive para o estímulo da produtividade e contribui para o fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Caso você tenha alguma limitação física ou de espaço, procure por exercícios simples que fortaleçam a musculatura e opções de treinos disponíveis para esse cenário.

Organize seu tempo

Além de evitar o que está roubando o seu tempo, para equilibrar a vida pessoal e profissional é preciso organizar o seu tempo de trabalho e o seu tempo livre.

É essencial estabelecer momentos de organização para incluir também os de lazer e descanso na sua rotina, para estimular a criatividade e reabastecer a sua energia.

A dica que trago neste item é fazer o seu planejamento semanal antes da semana começar e estar sempre com o seu Planner Organização Sincera ao lado para acompanhar o desenvolvimento das tarefas, se lembrar dos compromissos e também dos horários limites de trabalho. Dessa forma, você poderá sempre revisar seus objetivos e seu desenvolvimento e ajustar conforme as coisas vão acontecendo. O Planner é um local de planejamento e também de visualização! E é somente visualizando o que você quer e o que está acontecendo que você poderá tomar as melhores decisões.

Descanse

Por fim, nada como um bom descanso, não é mesmo? Às vezes o que o nosso corpo e mente precisam é que a gente pare e relaxe!

Além disso, uma noite de sono adequada é fundamental para manter um bom ritmo de trabalho. O sono é um momento importantíssimo para o organismo. Existem várias funções biológicas que acontecem no momento em que fechamos os olhos para dormir e que são responsáveis pelo bom funcionamento do seu corpo no dia seguinte. Dormir bem também é cuidar da sua produtividade!

Colocar essas dicas em prática vai te ajudar muito a avançar na sua qualidade de vida. Se você gostou do conteúdo mas ainda está com dificuldades de organizar o seu tempo e a sua empresa, deixa que a gente te ajuda! Conheça os serviços que a Organização Sincera pode te oferecer para aumentar a sua produtividade mantendo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

0 resposta em “Como equilibrar a vida pessoal e profissional?”

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?