Como fazer a gestão de equipes remotas? Entenda o passo a passo!

fevereiro 3, 2022

Com o início da pandemia, muita gente precisou se adaptar ao home office. Para os funcionários, isso já era um desafio à parte, afinal de contas, era preciso readaptar o trabalho que antes era feito no escritório. Mas, além disso, líderes também tiveram que compreender como fazer a gestão de equipes remotas.

Até porque, a distância acaba mudando toda a forma de estruturar e comandar as equipes, e é preciso que o gestor compreenda qual é o seu papel e como manter a equipe motivada mesmo que remotamente.

O papel do líder na gestão de equipes remotas

Assim como acontece no trabalho presencial, é através de uma boa liderança que o time se manterá engajado e com alto rendimento.

Portanto, de maneira geral, a gestão de equipes remotas tem como objetivo fazer com que os funcionários consigam cumprir suas tarefas, mesmo que a distância, com a melhor qualidade possível.

Para alcançar isso, o gestor precisa saber identificar o potencial de cada funcionário, para que assim, possa coordenar a equipe a encontrar os melhores resultados para a empresa.

A fim de facilitar a compreensão, separei aqui uma lista com os principais pontos de uma boa gestão de equipes remotas. Confira:

  • manter o engajamento alto entre os funcionários da equipe;
  • gerenciar de forma eficiente e assertiva os projetos que precisam ser desenvolvidos;
  • respeitar a individualidade de cada colaborador;
  • manter a cultura, missão, visão e valores da empresa alinhada com o trabalho dos funcionários;
  • oferecer meios de auxiliar na comunicação e boa convivência da equipe;
  • incentivar a busca por novas ideias;
  • melhorar cada vez mais a qualidade do trabalho.

Como ser um bom líder no trabalho remoto?

Para quem está enfrentando este desafio que é gerir uma equipe no trabalho remoto, é preciso considerar diversos fatores que podem ser decisivos para conseguir mandar bem nessa jornada.

Um deles é manter o contato mais próximo com os funcionários. Se possível, marque reuniões diárias, semanais ou quinzenais. Assim, a sua equipe se sentirá mais acolhida, mesmo que a distância.

Aqui, vale ressaltar que também é muito importante valorizar o tempo dos outros e não sobrecarregar com reuniões. As dailies de 15 minutos são práticas eficientes em times ágeis e que podem ser inseridas para o acompanhamento rápido do projeto e apontamento das principais dificuldades e suas sugestões de soluções por todo o time.

No geral, tente observar quais são os pontos fortes de cada um e quais são também as dificuldades gerais que o time está enfrentando. Este último pode ser a deixa para contratar um bom treinamento para a equipe! 

Se alguém do seu time possui alguma dificuldade específica, tente ser compreensivo na hora de passar responsabilidades a ele e busque solucionar esse gap da melhor forma possível: proporcionando um treinamento, passando orientações e processos já estabelecidos ou atendendo a necessidade específica da situação.

Isso vai fazer com que todos se sintam motivados, o que gera mais produtividade e eficiência de toda a equipe.

De forma mais específica para o remoto, é fundamental que acordos sejam estabelecidos e estejam bem claros para todos. Criar processos, definir ferramentas, estabelecer algumas rotinas de trabalho que respeitem e favoreçam a produtividade de todos. O remoto requer mais confiança e menos micro gerenciamento, portanto, é essencial que o time esteja engajado e bem orientado.

Além disso, também vale destacar que é papel do gestor perceber como melhorar a produtividade do time. Seja através de ferramentas de gestão, boa comunicação e transparência dos processos e andamento dos projetos ou mesmo incentivando a adesão de cursos e treinamentos que aumentem o rendimento dos funcionários.

Passo a passo da gestão de equipes remotas

1. Estabeleça um plano de trabalho

Os colaboradores da sua equipe precisam ter muito claro o que a organização espera deles. Isso é ainda mais importante quando se está trabalhando no modelo remoto.

Portanto, é muito importante que você monte um plano de trabalho para que sua equipe compreenda quais são as expectativas, obrigações e prazos de cada um.

2. Esteja disponível e acompanhe o progresso

É muito importante que os colaboradores sintam que o gestor está disponível para auxiliá-los no seu trabalho. É algo que dará maior segurança e estabilidade à equipe.

Vale ressaltar que isso não significa estar à disposição dos funcionários 100% do tempo. Isso atrapalha o seu trabalho e pode ser negativo para toda a empresa.

O indicado é que o time se sinta amparado pelo líder, na certeza de que em situações de emergências eles poderão contar com ele e também, para que ele transmita ensinamentos e acompanhe o progresso quando necessário. Sugiro que existam alguns horários disponíveis na semana já definidos para que as pessoas possam procurá-lo.

3. Estimule uma boa comunicação

A comunicação é um pilar fundamental para a produtividade e bom andamento da equipe. Estar atento a ela é muito importante! Idealmente, a comunicação deve ser clara, objetiva e eficiente, mas também humana e gentil com todos da equipe.

No trabalho remoto, deve-se estar atento se há excessos dos dois lados: uma comunicação extremamente objetiva ou muito redundante. Na maioria do tempo estamos super atarefados e queremos resolver as coisas rapidamente. Portanto, é justo prezar pela objetividade. Contudo, ela não pode prejudicar o relacionamento entre as pessoas e tornar a equipe muito afastada um do outro. 

É dever do líder estimular uma comunicação mais horizontal e humana entre os funcionários da equipe. Isso faz com que as pessoas se sintam mais próximas e então, melhorem o fluxo de trabalho.

Uma boa comunicação traz para a equipe:

  • redução de especulações ou rumores;
  • alinhamento da cultura, propósitos e valores da empresa com o funcionário;
  • transparência;
  • mais produtividade.

Vale reforçar que a base do trabalho remoto é a comunicação assíncrona e ela exige naturalmente uma atenção maior ao que se comunica, com detalhes e descrições completas. 

É comum que tenha mais comunicação que o trabalho presencial, contudo, o respeito pelo tempo do outro deve ser levado em consideração! Portanto, certifique-se de que sua mensagem cria um bom relacionamento, esteja clara e apta a ser compreendida, mas sem exageros.

Para manter uma boa comunicação na sua equipe, aposte em plataformas exclusivas para isso, como, por exemplo, o Slack

Através dele, você pode criar grupos ou então conversar diretamente com cada funcionário. Além disso, ele permite que as notificações sejam desligadas nos períodos fora do horário de trabalho.

O que permite que nem você, nem seus funcionários sejam sobrecarregados por mensagens nos momentos de descanso.

4. Empodere os colaboradores da sua equipe

Apesar de você ser o líder do time, é importante que todos os integrantes se sintam responsáveis pelos resultados obtidos com o trabalho.

Um estudo realizado pelo National Bureau of Economic Research, dos Estados Unidos, utilizou duas pesquisas que entrevistaram mais de 40 mil profissionais. Eles chegaram a conclusão de que o sucesso no desempenho desses trabalhadores se dá em ambientes corporativos que promovem o empoderamento dos funcionários.

Para isso, estas organizações apostam na confiança dos colaboradores. Ou seja, mantêm baixos níveis de supervisão e possibilitam mais envolvimento deles em decisões da empresa.

Então, se você é um líder que quer realizar uma gestão mais eficiente de equipes remotas, você deve descentralizar a tomada de decisões da sua figura e fazer com que os colaboradores também contribuam com ideias e reflexões.

Além de estimular o sentimento de pertencimento dos funcionários, isso também dará autonomia para eles conseguirem resolver suas questões da melhor forma possível.

A ideia é implementar processos e ferramentas adequadas que torne claro os entregáveis de cada pessoa e que seja possível o acompanhamento do projeto para todos da equipe, de forma colaborativa e atualizada em tempo real, para que todos possam ter autonomia o suficiente para executar e para que você não precise fazer um micro gerenciamento.

5. Invista em treinamentos

Você quer que a sua equipe desenvolva novas competências ou então que melhore alguns aspectos que já possuem? Então forneça a ferramenta para isso!

É injusto que você cobre determinadas habilidades se nunca possibilitou o desenvolvimento delas para os seus colaboradores.

Além disso, treinamentos são muito importantes para que os funcionários se sintam agraciados pela empresa.

Ou seja, é uma das melhores soluções para aumentar não só o rendimento da equipe, mas também a felicidade dela.

Um exemplo de treinamento que pode ser muito bem visto pelos seus liderados e ainda traz benefícios para a produtividade deles é o meu curso de gestão do tempoe as mentorias de acompanhamento individual.

Nelas, eu ensino a minha metodologia e como você e sua equipe podem fazer da gestão das tarefas diárias, o que será um grande diferencial para conquistar mais resultados no dia a dia.

6. Estimule integração remota

Mesmo que a distância, as pessoas gostam de se sentirem integradas com os colegas e com a empresa que estão trabalhando.

Mas para isso, não adianta apenas incentivar uma inclusão a respeito do trabalho, ofereça chances aos colaboradores conversarem sobre assuntos variados, que não tenham necessariamente a ver com o serviço.

Uma ideia é realizar happy hour ou festas virtuais, onde a equipe pode ter um papo descontraído, mesmo que cada um na sua casa.

Nesse caso, você pode utilizar as tão famosas vídeoconferências. Plataformas como Zoom, Google Meets e Skype permitem que várias pessoas possam interagir mesmo que à distância.

7. Promova uma cultura de feedback

Uma pesquisa realizada pelo Top Employers, com 600 empresas de 99 países, apontou que a maioria dos profissionais considera o feedback a melhor maneira para identificar como está o seu desempenho.

No entanto, é bastante comum que os colaboradores não se sintam tão à vontade para darem feedbacks para outros colegas ou até mesmo para você, o gestor.

Portanto, você deve estimular essa cultura através de reuniões, conversas ou até ferramentas exclusivas para isso, como, por exemplo, o aplicativo Feedz, que disponibiliza uma rede para que você possa mandar feedbacks para seu time.

8. Invista em tecnologia

Atualmente já existem diversas ferramentas, programas, aplicativos e softwares que permitem uma melhor gestão de equipes remotas.

Busque aquela opção que mais se encaixa na realidade da sua empresa e então ofereça aos seus colaboradores essa possibilidade.

Como manter a equipe motivada no home office?

Manter a equipe motivada no home office pode ser um desafio para diversos gestores, no entanto, existem algumas dicas que podem auxiliar nesse processo.

Uma delas é deixar o propósito da empresa muito claro para o time. Assim, mesmo que o funcionário tenha que realizar determinada tarefa que seja trabalhosa, ele vai compreender a importância daquilo para a empresa.

Outro ponto importante, é o papel da comunicação do líder na motivação da equipe. Portanto, se você quer manter sua equipe inspirada, é preciso ter um contato mais próximo com os integrantes dela.

Para isso, algumas dicas são:

  • não deixe a câmera desligada numa reunião. Se você quer mais proximidade com seus funcionários, deixe que eles acompanhem suas reações;
  • aborde conquistas que a equipe teve, mesmo que já tenha algum tempo;
  • estimule inovação e escute o que o seu time tem para oferecer, as novas ideias e as suas contribuições e valorize também a autonomia deles;
  • converse de assuntos que não tenham a ver com o trabalho. Isso pode fazer com que os integrantes da equipe descubram assuntos mútuos de interesse, causando ainda mais aproximação.

Confira também minhas dicas para manter o foco no home office.

Por fim, também vale ressaltar que o gestor precisa ter o mesmo propósito que a equipe. Somente assim, todos poderão atingir os objetivos desejados.

Como você pode ter notado, existem diversas maneiras de fazer a gestão de equipes remotas. Mas todas elas exigem que líderes e colaboradores tenham suas rotinas organizadas e utilizem de ferramentas adequadas.

Se você quer saber como eu posso ajudar na produtividade da sua equipe remota, acesse meu site agora mesmo e confira os serviços que disponibilizo sobre o assunto!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

Uma resposta em “Como fazer a gestão de equipes remotas? Entenda o passo a passo!”

Os comentários estão desativados.

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?