O que é produtividade no trabalho? Entenda o que REALMENTE significa!

janeiro 6, 2022

Você sabe o que é produtividade no trabalho? Atualmente esse conceito tem sido tão cobrado, que algumas pessoas já não querem mais ouvir falar sobre.

Mas nesse conteúdo eu te convido a compreender a produtividade de uma nova forma. Para isso, vamos sempre respeitar os nossos limites e nossas particularidades.

Vem conhecer um pouco mais sobre o que é produtividade no trabalho, sua importância e os fatores que a afetam!

O que é produtividade no trabalho?

Aqui, quero começar te convidando a refletir sobre o que é produtividade no trabalho. Ultimamente este conceito vem carregando um aspecto negativo, pelo fato de nos cobrarmos demais e pensarmos que somos “robôs” para dar conta de tudo.

Nesse sentido, precisamos compreender que existem diversas definições do que é “produtividade”, pois significa coisas diferentes para cada pessoa. No entanto, é importante entender que as pessoas mais bem sucedidas são aquelas que têm muito claro o que é produtividade para elas.

Por isso, o primeiro passo que devemos fazer para entender o que é produtividade no trabalho é reinterpretar o que significa “gestão do tempo”. Você concorda comigo que é impossível gerir o tempo? Ele sempre vai estar passando, não adianta tentarmos negociar, pedir uma pausa ou que ele acelere mais.

O que podemos fazer é gerir as atividades e a energia do nosso dia a dia. Ou seja, definir metas concretas para nossos dias, semanas, meses e até anos. Assim, conseguimos ter uma organização que inclua nossas prioridades.

Sendo assim, a produtividade não é somente produzir mais em menos tempo, mas atingir os objetivos desejados com qualidade, de forma estratégica para gerir bem sua energia e manter sua qualidade de vida.

Qualidade de vida no trabalho x produtividade

Infelizmente, o conceito de produtividade no trabalho que é muito comum atualmente é aquele que diz que temos que fazer o máximo de coisas possível em menos tempo e, se possível, cada vez mais. Esse tipo de direcionamento e crença está prejudicando toda uma geração com efeitos significativamente prejudiciais à saúde das pessoas e acabando por gerar um resultado contrário ao esperado.

Uma prova disso é o aumento considerável de profissionais com a síndrome de Burnout (disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho estressantes). Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apontou que cerca de 70% dos profissionais da saúde já apresentam sintomas de esgotamento.

No entanto, não é apenas esse setor que está sofrendo com rotinas de trabalhos com muita pressão. Segundo a International Stress Management Association do Brasil, o nosso país é o segundo do ranking a respeito de profissionais com burnout.

Além disso, já somos o país com maior taxa de pessoas com ansiedade no mundo e o quinto com pessoas com depressão.

Todos esses dados nos trazem à tona a necessidade de cuidarmos da nossa saúde mental acima de tudo. De nada adianta querermos dar conta de milhares de tarefas, se aquilo vai estar causando estragos para o nosso psicológico.

Por isso que eu sempre afirmo que produtividade no trabalho só vem com qualidade de vida. Inclusive, pessoas que possuem esse tipo de cuidado tendem a ser mais rentáveis.

A minha principal dica sobre isso é que a pessoa delimite horários. Ou seja, é preciso ter o tempo determinado para se dedicar a cada atividade importante na vida: trabalhar, praticar exercícios, estudar, cozinhar, tarefas domésticas, vida pessoal, etc.

Assim, podemos nos focar em cada tarefa naquele determinado período. Entendendo melhor o que é produtividade no trabalho, mas sem deixar de lado aspectos que nos dão qualidade de vida.

Sonhatividade is the new produtividade

Na pandemia percebi que o conceito sobre o que é produtividade no trabalho estava sempre atrelado a um peso de autocobrança: “preciso melhorar minha produtividade”, “o que eu faço nunca é suficiente”, com listas infinitas de tarefas a realizar. 

As pessoas estavam exaustas com tantas transformações causadas no seu dia a dia,  devido às incertezas do que viria pela frente e, ainda sim, se cobrando uma produtividade que não era saudável ou sequer real.

O tempo é o nosso recurso mais importante, e, nos momentos de crise precisamos ter ainda mais cuidado com ele. Eu sabia como ajudar diversas pessoas, mas estava sem saber como abordar o tema sem trazer esse sentimento de cobrança. 

Foi quando percebi que poderia utilizar uma nova palavra para dar suporte ao que eu realmente acreditava. Uma produtividade que faz sentido pra mim é aquela que buscamos atingir nossos objetivos e colocar nossos sonhos em ação.

Eu não produzo apenas por produzir. Eu produzo porque eu sei o que quero atingir, porque isso está conectado com sonhos maiores e, assim, consigo me conectar emocionalmente com as tarefas e focar o suficiente para realizá-las. Foi assim que surgiu a palavra sonhatividade: colocando os sonhos em ação!

Sonhatividade é, portanto, o meu novo conceito de produtividade. Ao invés de pensar em produtividade, pense em Sonhatividade. Ou seja: como eu posso colocar os meus sonhos em ação?

Para isso, o caminho passa pela fórmula desse novo conceito. É preciso ter autoconhecimento suficiente para saber o que se quer, além de desenvolver um comportamento adequado (protagonista e comprometido) que vai te fazer conquistá-los. 

Mas além disso, também é necessário o foco para fazer boas escolhas, sendo consciente das suas limitações(essencialismo) e sempre manter o cuidado da saúde mental durante todo o processo. Afinal, nós somos nossa principal ferramenta e só conseguiremos produzir se estivermos bem.

Após o alinhamento interno, podemos ir para a ação de forma mais efetiva e eficiente com a metodologia e o ferramental adequado. É muito importante se planejar e entender as etapas que são necessárias percorrer para atingir seus sonhos. 

Para de fato colocar tudo isso na prática com maior assertividade, você vai precisar de uma boa metodologia de gestão do tempo e de ferramentas adequadas. 

Eu recomendo que você percorra o Funil do Planejamento, a minha metodologia que é simples e prática e vai te auxiliar em todo esse caminho. Até porque, de nada adianta todos esses conceitos, se você não colocá-los em prática. Você pode aprender o passo a passo completo da minha metodologia e mais detalhes sobre a fórmula da Sonhatividade no meu curso Produtividade Sincera.

A importância da produtividade no trabalho

Uma empresa organizada, seja na estrutura diária, seja na própria organização dos funcionários e que também sabe o que é produtividade no trabalho tem melhores chances de prosperar no mercado.

Isso acontece porque o ambiente de trabalho acaba se tornando propício para que as pessoas exerçam melhor suas atividades. Trazendo assim, maiores chances de sucesso para os funcionários e para a empresa como um todo.

Fatores que afetam a produtividade dos colaboradores

1. Falta de reconhecimento

Independente de qual seja o nosso trabalho, todo mundo gosta de ser reconhecido pelos seus feitos. Quando isso não acontece, é comum nos sentirmos desmotivados, o que acaba abaixando nossa produtividade.

Portanto, é preciso reconhecer aquilo que outro colaborador fez de exemplar. Principalmente se você é um líder ou gestor.

2. Elogios e feedbacks

Sob o mesmo ponto de vista que o tópico anterior, é preciso dar elogios e feedbacks quando necessário. Isso vai dar uma noção ao funcionário sobre como ele está atuando e se precisar, ele poderá mudar algo que não esteja gerando bons resultados.

Caso o colaborador fique sem saber como está atuando, é possível que se sinta desmotivado para fazer aquilo que faz todos os dias.

3. Comunicação ineficiente

Comunicação é uma das peças mais importantes de uma organização. É através dela que diretores, gestores, líderes e colaboradores podem estar alinhados sobre as expectativas e direcionamentos e sobre o andamento dos projetos.

Quando a comunicação é ineficiente, é comum que gere alguns desentendimentos a respeito de informações que deveriam chegar a todos. 

E quando um colaborador realiza alguma tarefa desnecessária ou que não gera valor para a organização, por exemplo, ele se sentirá muito desmotivado com seu trabalho.

A organização é uma das principais formas de ajustar a comunicação. Ter ferramentas e espaços organizados para que todos possam acompanhar o desenvolvimento do trabalho e conversar de forma aberta e eficiente é fundamental para que isso aconteça. A organização individual de todos também irá interferir diretamente. Afinal, se cada um souber gerir seu tempo e organizar melhor suas atividades, todo o time conseguirá tomar melhores decisões e ponderar o que deve ou não deve ser feito. É por isso que reforço tanto que a produtividade tem tudo a ver com a organização e a comunicação do time.

4. Metas alcançáveis 

É fundamental que os líderes e gestores estabeleçam metas alcançáveis para a organização. Somente assim, os funcionários se sentirão motivados a darem o seu melhor e serem realmente produtivos.

5. Ausência de indicadores de desempenho (KPI’s)

Além do reconhecimento e feedback, as pessoas precisam ter indicadores claros a respeito do seu desempenho. Afinal de contas, como cobrar produtividade de um colaborador, se nem você sabe quais são os indicadores que medem esse ponto?

Os KPIs precisam ser muito claros e concretos para todos. O funcionário deve saber o que é esperado dele e como entregar o seu melhor.

6. Ferramentas inadequadas

As ferramentas já fazem parte do ambiente de trabalho, e, em um cenário onde o trabalho remoto está cada vez mais presente, as profissões precisam de programas, softwares e plataformas adequadas para conseguir exercer suas funções e comunicar bem com o time.

Quando o funcionário não tem em suas mãos as ferramentas necessárias para o seu trabalho ou se elas não estiverem devidamente organizadas e alinhadas, é bem provável que se sinta frustrado, estressado e não consiga ser produtivo ou rentável. Existem diversas ferramentas, como o Todo, Trello ou Evernote por exemplo, que ajudam a desenvolver a produtividade no trabalho e a organização diária. Mais importante que quais ferramentas exatamente usar, são os acordos estabelecidos para que elas funcionem. O time precisa estar alinhado e capacitado para utilizá-las de forma eficiente e conjunta.

7. Infraestrutura da organização

Se a empresa deseja que o colaborador se desenvolva em algum aspecto, é dever dela fornecer uma infraestrutura completa para isso.

A produtividade do funcionário depende que a organização ofereça um bom local de trabalho, acordos apropriados e métodos de desenvolvimento.

Gostou de saber o que é produtividade no trabalho e quer aprender mais sobre como desenvolvê-la? Então, clique aqui para conhecer e garantir o Planner2022 Organização Sincera, criado para você se planejar da forma mais prática e eficiente!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?