Gerações no mercado de trabalho: conheça as características!

julho 26, 2022

Estar em dia com as diferentes necessidades e demandas em relação às gerações no mercado de trabalho é crucial para as empresas no cenário atual. Consultores, recrutadores e líderes estão inseridos em um contexto no qual diversas gerações convivem, interagem e fazem parte das mesmas equipes no ambiente profissional.

Assim, situações adversas e certos padrões de comportamento por parte desses grupos podem resultar em conflitos e, consequentemente, impactar na qualidade e nos resultados do negócio. Entender cada geração é o primeiro passo para administrar essa realidade e promover uma convivência pacífica, harmoniosa e produtiva.

Prossiga com a leitura e entenda mais sobre o perfil de cada uma das gerações no mercado de trabalho. Aprender a lidar de frente a comportamentos tão antagônicos e cheios de particularidades pode ser uma estratégia valiosa! Boa Leitura!

Gerações no mercado de trabalho: como identificar cada uma delas

Independente do tamanho de uma organização, são vários os diferentes grupos geracionais que compartilham o mesmo espaço, interagem e compõem o quadro de colaboradores. Além das diferenças de faixa etária, cada geração carrega certas características, comportamentos e mentalidades em comum.

Entender as particularidades de cada uma delas, bem como, as facilidades e dificuldades, pode ser valioso tanto para o RH quanto para os gestores que lidam diariamente com esses grupos. 

Além do fato de que tal compreensão permite o estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável, seguro e confiável, é possível evitar e resolver conflitos com facilidade e, ainda, aproveitar o melhor que cada membro da equipe tem a oferecer.

Dito isso, confira a seguir as peculiaridades de cada uma dessas gerações no mercado de trabalho e entenda como as suas vivências moldaram a forma de se comportar e o impacto no ambiente corporativo. Lembre-se que, todo grupo carrega seus pontos positivos e negativos e isso não implica que um seja melhor ou pior que a outro.

Os experientes baby boomers

Os chamados baby boomers são pessoas que nasceram entre 1945 e 1960 e hoje possuem entre 62 e 77 anos. Essa geração viveram grandes transformações pós-guerra e períodos de autoritarismo na política, além de serem filhos da chamada “Geração Tradicional” que, por sua vez, valorizava os costumes, o controle e a rigidez nas relações.

Pelo fato de terem crescido sobre essas circunstâncias, o grupo carrega muita rigidez e disciplina. Obstinados, valorizam a família, a estabilidade e a maturidade, além de possuírem grandes conhecimentos e especializações na área em que escolheram seguir.

Embora o mercado tenha o péssimo hábito de preterir essa geração devido à idade, os baby boomers são extremamente comprometidos, analíticos e podem ser valiosos para uma organização. 

Como são muito leais, costumam ficar muitos anos na mesma empresa e, com isso, alcançam cargos de liderança e possuem habilidades grandiosas desenvolvidas graças aos muitos anos de experiência. 

Por outro lado, os baby boomers possuem a tendência de serem inflexíveis, rigorosos e terem dificuldades com a tecnologia.

A focada geração X

A geração X é formada por pessoas nascidas entre 1964 e 1980, hoje com idade entre 58 e 42 anos. Esses indivíduos vivenciaram crises econômicas e marcantes eventos políticos, como a Guerra Fria. 

O grupo compartilha muitas características dos baby boomers, porém são um pouco mais flexíveis e tendem a ter maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além de valorizarem competências e diplomas.

Assim como a geração anterior, possuem conhecimentos inestimáveis para as organizações e muitos alcançaram altos cargos de liderança. Além disso, são altamente focados e dedicados. Paralelamente, procuram estar sempre atualizados com o que acontece no mundo e usam intensivamente certas redes sociais, como o facebook.

Por outro lado, eles não apreciam mudanças e incertezas, bem como, procuram não correr riscos. Individualismo, independência e foco são as principais características desse grupo.

A geração questionadora Y, ou millennials

Os millenials, como popularmente são conhecidos – nasceram entre 1980 e 1996 e já formam a maioria da população do Brasil, além de representar 70% da força de trabalho, conforme pesquisa realizada pelo Itaú BBA.

Acompanharam desde muito cedo o advento da internet, o que reflete no engajamento e na preocupação com diversas questões sociais, ecológicas e políticas, pois são usuários ativos no ambiente online, sempre a par das últimas notícias e se comunicando de forma intensa.

Diferente dos baby boomers e da geração X, os millenials possuem outras prioridades. Família, estabilidade na carreira e longos períodos na mesma companhia não fazem parte do perfil deles, pois esses indivíduos prezam pela qualidade de vida acima do trabalho.

Críticos, criativos e multitarefas, gostam de se arriscar e procuram apoiar suas ações com base naquilo que acredita, seja no aspecto pessoal ou profissional. Contudo, os millenials podem ser vistos como rebeldes e ansiosos, dado a sua natureza questionadora causada pelo uso massivo da internet.

A rápida geração Z

A chamada geração Z, compreende jovens que nasceram de 1997 até 2010. Esse grupo nunca conheceu o mundo sem a internet, portanto, ainda crianças, já estavam conectadas. 

Os “nativos digitais” são multifocais e aprendem novas habilidades rapidamente. Assim como a geração X, são engajados e possuem interesse em questões ambientais, sociais e identitárias.

Por serem muito jovens, as pessoas da geração Z ainda estão em início de carreira, através de estágios e programas de aprendizagem. Entretanto, podemos esperar por profissionais com diversas habilidades, facilmente adaptáveis às mudanças e que lidam muito bem com a tecnologia.

A importância de reconhecer as diferenças geracionais no ambiente de trabalho

Principalmente para os profissionais de Rh, líderes e gestores, é inestimável a importância de se reconhecer as peculiaridades de cada geração para construir ambientes de trabalho saudáveis e propícios para a produtividade e alta performance.

A partir do momento em que tomamos consciência de tais diferenças, ainda que de forma generalizada, torna-se possível prever tendências de comportamento, interesses e pontos fortes de cada grupo. As relações não somente tornam-se melhores, como também impactam direta e indiretamente nas demais esferas da organização.

Referente aos recrutadores, considerar as características diversas presentes em cada uma dessas gerações, permite que sejam planejadas estratégias específicas no sentido de reter e atrair talentos.

Além disso, estimular a diversidade etária é uma das peças-chave para aquelas companhias que buscam investir na inovação. Tendo em mente que cada grupo possui sua própria forma de pensar, aprender e resolver problemas, tais particularidades podem ser valiosas frente aos desafios e demandas do mundo corporativo. 

Isso porque com um time diverso, torna-se possível alcançar ideias e soluções que um grupo padronizado talvez não seja capaz de enxergar e podem contribuir para inovações em produtos e serviços inclusive focado na geração deles.

Gostou desse conteúdo? Então confira mais aqui e acompanhe outros materiais de valor, tendências e tudo que você precisa saber para manter-se atualizado com o mercado de trabalho e para viver uma vida plena e equilibrada! Quer saber como está a performance da sua equipe? Baixe aqui o Termômetro da Performance e confira agora mesmo!

marília cordeiro

Criadora de conteúdo e da metodologia Organização Sincera.

Desde 2018 eu facilito a vida de pessoas e empresas com um workflow simples e empático de gestão do tempo.

0 resposta em “Gerações no mercado de trabalho: conheça as características!”

receba dicas sinceras e práticas de produtividade em seu email

Na medida certa. 
100% privacidade.Sem Spam.

sobre marília cordeiro

Desde 2018 trabalho especificamente com produtividade, trabalho remoto e empreendedorismo. Aqui no blog, compartilho conteúdos mais completos, conceitos relevantes e reflexões para levar para você e sua equipe dicas práticas para o dia a dia. Aproveite para aumentar seu conhecimento e se inscreva para receber as novidades!

Leia mais sobre mim.

categorias

preparado para transformar a produtividade da sua empresa?